O segmento de médio e alto padrão, muito prejudicado durante a pandemia, registrou crescimento nos números de lançamentos e vendas - Freepik
O segmento de médio e alto padrão, muito prejudicado durante a pandemia, registrou crescimento nos números de lançamentos e vendasFreepik
Por Cristiane Campos
O mercado imobiliário está reagindo e os resultados positivos já podem ser verificados em todo o país. De acordo com o indicador mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve aumento de 58% nas vendas de novas unidades habitacionais em julho na comparação com o mesmo mês de 2019. Foi o melhor resultado mensal do indicador Abrainc/Fipe desde maio de 2014. Já no trimestre que encerrou em julho, as vendas também subiram 25,5% ante o mesmo período do ano passado.

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, avalia que os números mostram a resiliência do setor em atravessar a crise representada pela Covid-19. Segundo ele, a retomada de lançamentos mostra que as incorporadoras estão confiantes na recuperação econômica brasileira. "Em julho, os lançamentos de empreendimentos registraram crescimento de 38,2%. Esse salto reflete a retomada de lançamentos (7,3%) e vendas (34,8%) no segmento de médio e alto padrão, que havia sofrido mais impacto da pandemia. O números indicam que a construção está deixando a incerteza no retrovisor. O déficit habitacional de 7,797 milhões de moradias no país reforça a disposição de novos investimentos pelas incorporadoras", afirma França.
Mercado imobiliário adota o Outubro Rosa
A fachada do casarão onde funcionava a clínica Ivo Pitanguy aderiu à campanha Outubro Rosa e está com iluminação especial durante este mês
A fachada do casarão onde funcionava a clínica Ivo Pitanguy aderiu à campanha Outubro Rosa e está com iluminação especial durante este mêsDivulgação
Publicidade
Quem passar esse mês pela Rua Dona Mariana, em Botafogo, vai poder ver a casa onde funcionava a clínica Ivo Pitanguy com uma iluminação especial. É que a Bait Incorporadora resolveu aproveitar a fachada icônica e histórica, onde o mestre da cirurgia plástica devolveu a autoestima para tantas mulheres, para chamar atenção para a necessidade de prevenção ao câncer de mama na campanha Outubro Rosa. O casarão preservado está tendo a fachada restaurada pela Bait e integrada ao residencial IVO, que ocupará o terreno.