Home office integrado com a sala é uma das opções para otimizar os espaços - Kiko Masuda
Home office integrado com a sala é uma das opções para otimizar os espaçosKiko Masuda
Por Cristiane Campos
As atividades estão sendo retomadas gradualmente, mas para muita gente, o home office chegou para ficar. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa da Robert Half, empresa de consultoria de recursos humanos, 86% dos entrevistados querem trabalhar de casa mais vezes após o fim da quarentena. O estudo aponta também que 67% das pessoas perceberam que é possível executar as tarefas remotamente e 49% consideram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento para o trabalho.

Para quem vai continuar trabalhando de casa, é preciso se sentir confortável com o ambiente. Torná-lo aconchegante, bonito, funcional e ideal é possível. Confira algumas inspirações da Cabane Arquitetura e da Anjo Tintas:
Integrado com a sala
Publicidade
Se você não tem um cômodo próprio para criar um escritório de home office, essa é uma das dicas. Otimizar espaços, muitas vezes, sem uso pode ser uma ótima alternativa para transformar o ambiente e dar novas utilidades a ele. Nesse projeto, a ideia era separar o ambiente profissional do pessoal, sem perder a integração do espaço geral, pois a proprietária do apartamento migrou sua empresa para a residência, trazendo os funcionários para trabalhar no local.

Como a frequência é diária e o espaço mais reduzido, o home office foi minimamente projetado para ficar setorizado próximo à porta de entrada do imóvel, evitando assim o acesso dos funcionários à área social do apartamento e separado da sala por uma divisória vazada que garante melhor iluminação, ventilação e proporciona uma integração bem estilosa aos ambientes.

Poltronas também fazem parte do ambiente para deixar o espaço com mais conforto e o design foi escolhido a dedo para combinar com os móveis da sala de estar, uma vez que nos fins de semana, essas poltronas também são aproveitadas para uso na área social do apartamento aumentando o número de lugares para os convidados da família.
Espaço próprio
Sugestão de projeto para transformar um cômodo da casa em home office
Sugestão de projeto para transformar um cômodo da casa em home officeDivulgação
Publicidade
Outra sugestão é o home office planejado de forma que o mesmo ambiente possa ser utilizado como sala de games nas horas fora do trabalho. Para conseguir esse espaço, os moradores abriram mão de uma parte ociosa da área de serviço e as arquitetas transformaram o anexo em um ambiente de trabalho totalmente integrado à sala de estar, fazendo essa conexão principalmente na paleta de cores das paredes, piso e marcenarias. Apesar de ser um ambiente setorizado, por estar totalmente aberto, se torna um espaço acessível à integração com os demais ambientes sociais e, por toda a descontração na decoração, é convidativo para o lazer nas horas livres.
Cores indicadas para o ambiente de trabalho
Publicidade
Escolher as cores para o home office depende do gosto e da personalidade de cada um, assim como as funções que o ambiente vai assumir. Para quem deseja destacar o espaço do restante da casa, o uso de texturas pode ser uma boa alternativa. Mas para quem quer ambientes mais suaves para o dia a dia, a aposta em tons neutros como cinzas, offwhite, e em composições com tons pastéis claros como verde, rosa, azul, são ótimas opções. Conheça as funções de cor:

- Azul: Promove sensação de confiança e ajuda a manter a pressão sob controle.

- Vermelho: É ótima escolha para espaços em que as pessoas trabalham até mais tarde, já que o tom estimula a atividade do cérebro. Também transmite alegria e deixa o ambiente mais dinâmico e animado.

- Roxo: Estimula a criatividade e atua na respiração e ritmo cardíaco proporcionando efeito de calma. Se usada em excesso, a cor pode causar efeito oposto.

- Verde: É ideal para estabelecer o equilíbrio e manter a produtividade. É uma cor que estimula a participação e a generosidade nas pessoas.

- Amarelo: Estimula a criatividade e a energia. Se usada em quantidade excessiva, pode deixar as pessoas mais ansiosas.

- Cinza: É um tom neutro e o ideal, para estimular a criatividade, é usá-lo atrelado a outra cor.

- Branco: Também neutro, deixa os ambientes mais claros promovendo a criatividade. Mas o recomendado é complementar o tom com outra cor para trazer mais energia ao ambiente. Vale apostar também em acessórios e móveis coloridos