Por FRANCISCO ALVES FILHO
Publicado 04/03/2018 03:00

O que um recrutador espera ao receber o currículo de um candidato? Qual é a necessidade desse "cliente" a quem você pretende vender­-se como candidato ideal para trabalhar nessa empresa? O que ter em mente na hora de escrever o seu histórico profissional? Colocar muitas ou poucas informações no documento?

Marcelo Augusto Santos da Costa, coordenador de recrutamento e estágios da megaempresa DHL, nos Estados Unidos, é quem reponde a essas perguntas.

"O recrutador normalmente recebe uma quantidade imensa de currículos para selecionar a uma única oportunidade de estágio. Ele deve pré­-selecionar número limitado de candidatos para seguir no processo sem ao menos ver ou conversar com a pessoa, somente avaliando o currículo", explica Marcelo.

Nesse momento, o recrutador está buscando um candidato que tenha qualificações, experiências, habilidades, estudos e interesses relacionados com os requisitos da vaga.

"Se o currículo foi especificamente escrito para essa vaga, as suas chances de ser notado aumentam significativamente. É importante usar a mesma linguagem dos requerimentos e ser inteligente no momento de decidir o que escrever e como descrever suas experiências anteriores", ensina Marcelo, um especialista no assunto.

FIES.
Publicidade
Investimento no Descomplica
Faça um currículo atraente (2)
Publicidade
Faça um currículo atraente (3)
É muito tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (algo como design, artes, etc.), melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível. Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento PDF.
Publicidade
 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias