O que um recrutador espera ao receber o currículo de um candidato? Qual é a necessidade desse "cliente" a quem você pretende vender-se como candidato ideal para trabalhar nessa empresa? O que ter em mente na hora de escrever o seu histórico profissional? Colocar muitas ou poucas informações no documento?
Marcelo Augusto Santos da Costa, coordenador de recrutamento e estágios da megaempresa DHL, nos Estados Unidos, é quem reponde a essas perguntas.
"O recrutador normalmente recebe uma quantidade imensa de currículos para selecionar a uma única oportunidade de estágio. Ele deve pré-selecionar número limitado de candidatos para seguir no processo sem ao menos ver ou conversar com a pessoa, somente avaliando o currículo", explica Marcelo.
Nesse momento, o recrutador está buscando um candidato que tenha qualificações, experiências, habilidades, estudos e interesses relacionados com os requisitos da vaga.
"Se o currículo foi especificamente escrito para essa vaga, as suas chances de ser notado aumentam significativamente. É importante usar a mesma linguagem dos requerimentos e ser inteligente no momento de decidir o que escrever e como descrever suas experiências anteriores", ensina Marcelo, um especialista no assunto.
Comentários