A informática está tão presente em nossa rotina que acaba sendo um caminho profissional interessante para muitos estudantes. A vantagem de quem opta por Ciência da Computação é trabalhar com algo familiar, que pode ser encontrado no celular, na TV, no computador...Esta variedade de formas, no entanto, pode ser um problema. "Justamente por ser tão inserida na nossa vida é que nem sempre as diferenças entre as profissões ficam muito evidentes", diz a professora Simone Markenson, coordenadora do curso de Ciência da Computação da UNISUAM. (Veja também: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: 6 bons motivos para seguir a carreira)
"É muito comum ver anúncio, até mesmo para estágio, em que é pedido uma série de conhecimentos que fazem parte de diferentes formações. Imagine pedir um médico que opere joelho e faça partos?", critica ela. Para Simone, esse fenômeno mistura usuários com profissionais.
Vamos ao lado bom da carreira: não falta emprego. "Mas sempre terá alguém para te dizer 'Ah! Você faz Computação? Pode me ajudar com o aplicativo no banco no celular?'. Esteja preparado para uma vida social permeada por 'me dá uma ajudinha' aqui e outra ali. Para quem gosta de ser herói, nem é tão ruim assim", brinca a professora.
Um aviso de Simone: "Para quem não gosta de estudar, não é uma boa opção. O término da graduação é só o começo", explica a coordenadora do curso da UNISUAM.
Comentários