Pesquisa da empresa de treinamento CMOV - Construindo Carreiras revela que 80% dos universitários brasileiros não sabem o que fazer profissionalmente. Foram entrevistados 2000 jovens, que também não têm ideia de como se capacitar para o mercado de trabalho. A psicóloga Sabina Augras, uma das fundadoras da CMOV, explica o resultado, em entrevista à coluna:
Qual a maior dificuldade dos estudantes para planejar a carreira?
Sabina Augras - A angústia dos jovens está muito focada na profissão, é mais voltada para qual faculdade e qual curso vão fazer. Depois de escolher, entram na faculdade e ficam lá quatro ou cinco anos estudando. Só quando vão para o mercado de trabalho é que saberão se estão ou não preparados. Decidir se vai ser advogado, médico, engenheiro não basta. Carreira é o que você vai fazer com essa escolha, qual caminho você traça dentro dessa profissão.
O que o jovem deve fazer ao chegar na faculdade?
Sabina - O quanto antes o jovem pensar numa trajetória é melhor. Que tipo de perfil ele tem? Deve se perguntar: meu estilo é mais empreendedor, mais chegado ao serviço público...? Se pensar sobre essa questão, fica mais clara a decisão da profissão também. (Veja mais sobre como construir uma carreira)
Comentários