Ciências de Computação, Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação? Essa dúvida atormenta os estudantes que querem ingressar em um curso na área de computação. Para ajudar a decidir, o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, explica as características que distinguem esses três cursos. (Leia: Ciências da Computação: 6 bons motivos para seguir a carreira)
Segundo Pardo, em qualquer um deles os estudantes conhecerão um pouco sobre todas as áreas da computação e terão sólida base matemática. Vão estudar programação, banco de dados, eletrônica, redes de computadores, inteligência artificial, etc. A diferença é que, depois desse núcleo de disciplinas em comum, cada curso direciona o aluno para um caminho diferente.
Nas Ciências de Computação, a trilha é software. Caso escolha esse curso, você conhecerá os fundamentos e as teorias de computação, terá mais disciplinas voltadas para programação avançada, bancos de dados, internet, desenvolvimento de software. É indicada para quem quer desenvolver jogos, entender como funcionam os aplicativos e criar as próprias soluções.
Já a estrada da Engenharia de Computação é hardware: estuda-se mais a parte de elétrica e eletrônica. Há mais química e mais física. É indicado para quem deseja atuar no campo da robótica, dos carros inteligentes e da internet das coisas.
Comentários