PROFISSOES - ARTE O DIA
PROFISSOESARTE O DIA
Por FRANCISCO ALVES FILHO

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamento que mostra quais ocupações avançaram e recuaram no mercado brasileiro entre 2007 e 2017.

(Veja também: Pesquisa antecipa como será o mercado de trabalho de 2030)

Tiveram crescimento as atividades voltadas para a saúde (cuidadores de idosos, preparadores físicos, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e fisioterapeutas) e para a educação infantil (professor de educação infantil e pedagogo), além de profissões relacionadas a serviços de informação e comunicação (analistas de informações, instaladores e técnicos de redes de comunicação e operadores de telemarketing). 

Perderam espaço no mercado de trabalho as profissões que requerem baixa qualificação, e cujo serviço está exposto aos acelerados avanços da tecnologia. Também estão em baixa ocupações concentradas nas indústrias extrativa mineral, extrativa vegetal e têxtil, além de serviços bancários, dentre outros.

O estudo da CNC tem como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ambos do Ministério do Trabalho (MTE), a Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua (PNADC) e Produto Interno Bruto (PIB), ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aulas de dramaturgia e direção

Aprender com que sabe e de graça é oportunidade que não aparece todo dia. E fica ainda mais atraente quanto o mestre em questão é Elisio Lopes Jr., escritor, dramaturgo e diretor, atualmente em cartaz no Rio com "Dona Ivone Lara, o Musical". Até o dia 15 de outubro estão abertas as inscrições para duas oficinas que ele vai ministrar no Museu do Samba, na Mangueira, uma de dramaturgia e outra de direção. A Oficina de Direção Artística será realizada nos dias 20, 27 de outubro e 3 de novembro. Já a de Dramaturgia acontecerá nos dias 23, 30 de outubro e 6 de novembro.

Apoio para o Enem

Com a proximidade das provas do Enem, a pressão para Alcançar bons resultados é muito forte. Muitos sentem falta de orientação sobre como aprender melhor e, ao mesmo tempo, conseguir manter o equilíbrio emocional e a qualidade de vida durante esse período. Para apoiar os estudantes, acaba de ser lançado o aplicativo Coach COC, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

Inovação no Ensino Universitário

O governo federal lançou o Programa de Apoio à Inovação em Educação no Ensino Superior, que oferecerá R$ 500 milhões em financiamentos para projetos de inovação de instituições privadas de ensino superior. A nova linha de crédito terá redução de 1 ponto percentual em relação as linhas de crédito já disponíveis pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Você pode gostar
Comentários