Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a área de saúde tem cerca de 3,5 milhões de trabalhadores. Nada menos que 50% desses são compostas por profissionais de enfermagem, dentre técnicos, auxiliares e enfermeiros. Com tanta concorrência, como se destacar nessa carreira? (Leia também: Enfermagem, tire suas dúvidas)
O principal é buscar qualificação. Atualmente, só 23% dos profissionais da área têm alguma graduação. É no Ensino Superior que os estudantes lidam com uma grade curricular cada vez mais multidisciplinar, com matérias como Anatomia, Biomedicina, Bioquímica, Genética, Administração e até Ética.
A enfermagem do futuro terá ênfase em especialidades como ostomia, terapia intensiva, obstetrícia, psiquiátrica, enfermagem do esporte, do trabalho, gestão de projetos e pesquisa clínica.
Em alguns anos, será cada vez mais comum encontrar profissionais atuando na área administrativa, de ensino, de gestão e pesquisa em enfermagem.
As universidades e cursos técnicos já têm preparado os seus estudantes para encarar esse cenário e buscarem uma nova perspectiva profissional, com conteúdos mais complexos e ensino de temas que envolvem gestão de pessoas, humanização, hospitalidade no atendimento, administração e também ética.
Comentários