Por O Dia
Publicado 01/06/2018 03:00

Rio - Um levantamento realizado em todas as capitais pelo SPC mostra que, além de trazer complicações à vida financeira, o desemprego afeta também o estado físico e emocional das pessoas. De acordo com o estudo, 56% dos brasileiros desempregados desenvolveram o sentimento de baixa autoestima após perderem o emprego e 45% passaram a ficar envergonhados perante a família ou amigos próximos.

O estudo descobriu que a perda do emprego desencadeou uma série de sentimentos negativos, como ansiedade (70%), insegurança em não conseguir um emprego (67%), estresse (64%), sensação de angustia (63%), desânimo (60%) e medo (59%). Mais da metade (54%) desenvolveu alterações do sono: insônia ou uma vontade maior de dormir. Aumento ou perda de apetite (47%), enxaqueca (45%) e alteração na pressão arterial (35%). O estudo ainda mostra que 16% passaram a descontar a ansiedade em algum vício como cigarro, álcool ou compulsão alimentar.

 

Lâmpadas queimadas
Publicidade
MAU EXEMPLO
FGTS
Publicidade
Serviço digital?
DÚVIDAS FREQUENTES
ligia oliveiragraça paes
Publicidade
Você sabe quais são os direitos que a empregada doméstica tem em casos de demissão sem justa causa? A lei assegura o recebimento do 13º salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais mais terço correspondente ao caso, assim como as médias de horas extras e adicional noturno. Além, claro, do saldo de salário referente aos dias laborados. Óbvio que isso ocorre conforme o caso. Se o empregador dispensar esse funcionário imediatamente, o empregado deve receber também aviso prévio, o pagamento de indenização de, no mínimo, 30 dias de trabalho conforme o último salário e tempo de serviço. Assim, a cada ano de serviços prestados, serão acrescentados três dias ao aviso prévio. Por exemplo: a pessoa que trabalhou um ano e sete meses na mesma residência irá receber o pagamento de 33 dias de salário, a título de aviso prévio. Após a comunicação da dispensa, a prestação de serviços pode continuar pelo período de 30 (trinta) dias. Nesse caso, a pessoa pode optar entre reduzir a própria jornada por duas horas ou por não trabalhar os últimos sete dias corridos do aviso.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias