Parcelamento de compras é hábito consolidado no país

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que cerca de 82,7 milhões de pessoas têm orçamento comprometido com parcelamentos

Por O Dia

-

O parcelamento de compras é um hábito consolidado no Brasil, desde roupas até supermercado. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que, aproximadamente, 82,7 milhões de brasileiros estão com, ao menos, parte do orçamento comprometido para pagar dívidas feitas no cartão de crédito, cartões de lojas, crediário ou cheque pré-datado. O parcelamento, se feito com responsabilidade, pode ser um aliado do consumidor, já que possibilita a compra de um produto que levaria anos para ser adquirido à vista.

O problema é que se ele for utilizado sem responsabilidade e planejamento pode se transformar em uma dívida nociva para a vida financeira. Por isso, antes de comprometer parte da sua renda por vários meses, avalie se realmente você precisa do item desejado ou se é uma compra por impulso. Avalie também o quanto o valor da parcela comprometerá o orçamento.

 

Comentários