Você que nos acompanha todas as semanas aqui na coluna sabia que também pode nos encontrar diariamente na Rádio Bandeirantes AM 1360? É isso mesmo! Estamos no ar de segunda a sexta-feira, entre 10h e meio-dia. Na rádio também esclarecemos as dúvidas dos ouvintes, que podem entrar no ar, ao vivo, para reclamar sobre os mais diversos assuntos. Além disso, você também pode acompanhar a nossa Live pelo Facebook.com/ProgramaReclamarAdianta ou acessar o nosso APP Reclamar Adianta e fazer a sua reclamação.
Não perturbe!
Venho recebendo ligações inconvenientes por parte da Oi me oferecendo um serviço de fibra ótica do qual eu não tenho o menor interesse. O pior é que fiz uma reclamação e as ligações aumentaram! Antônio José de Lima, Mutondo – São Gonçalo
A Oi entrou em contato com o cliente em 13 de julho e informou que registrou sua solicitação com prazo de 30 dias para entrar em vigor no sistema. Assessoria de Imprensa Oi
Cobranças adicionais
O apartamento onde moro é administrado pela Cipa. No boleto do aluguel estão sendo vinculadas cobranças opcionais de ajuda a entidades beneficentes. Aurora Moreira de Oliveira, Rio Comprido – Rio de Janeiro
Recebemos a reclamação e fizemos contato com a locatária por telefone em 31 de julho para verificar o ocorrido e esclarecer as dúvidas. Verificamos a solicitação da mesma e solucionamos o problema. Departamento de Locação – Cipa
Telefone mudo
Desde o dia 6 de julho meu telefone fixo está mudo. Na minha casa somos três idosos e como não há sinal de celular no local em que moramos, ficamos ilhados. Antônio Carlos da Silva, Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro
A Oi entrou em contato com o cliente e confirmou que seu telefone voltou a funcionar e informou ainda que sua fatura referente ao mês de maio foi cancelada, considerando o período que o telefone ficou sem funcionar. Assessoria de Imprensa Oi
Empréstimo
Fiz um empréstimo pela CEF com desconto em folha. Para minha surpresa, seis meses se passaram e as prestações não foram descontadas no contracheque. Após esse tempo todo, nem o banco e nem o INSS entraram em contato comigo. Meu nome já estava no SPC sem nem eu saber. Rosângela Cardoso Lima, Braga - Cabo Frio
A Caixa informa que já entrou em contato com a cliente e esclareceu o ocorrido. Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal
DÚVIDAS FREQUENTES
Rafael de Pinho, advogado, professor e gestor
O governo, recentemente, concluiu a regulamentação para a implementação do cadastro positivo no país, com a publicação da Resolução nº 4.737 do Banco Central. O cadastro funciona como um banco de dados dos consumidores que são bons pagadores. A expectativa é a diminuição da desarmonia de informações no mercado de crédito, com possível redução nas taxas de juros cobradas. O universo de pessoas no cadastro, dos atuais 10 milhões, pode chegar até 90 milhões de pessoas. Com o novo modelo de operação, a formação do histórico de crédito passa a conter todas as informações do sistema financeiro, endividamento e também sobre adimplência no pagamento de serviços públicos. Os usuários que não quiserem que seus dados sejam utilizados precisarão solicitar sua saída.
Não perturbe!
Venho recebendo ligações inconvenientes por parte da Oi me oferecendo um serviço de fibra ótica do qual eu não tenho o menor interesse. O pior é que fiz uma reclamação e as ligações aumentaram! Antônio José de Lima, Mutondo – São Gonçalo
A Oi entrou em contato com o cliente em 13 de julho e informou que registrou sua solicitação com prazo de 30 dias para entrar em vigor no sistema. Assessoria de Imprensa Oi
Cobranças adicionais
O apartamento onde moro é administrado pela Cipa. No boleto do aluguel estão sendo vinculadas cobranças opcionais de ajuda a entidades beneficentes. Aurora Moreira de Oliveira, Rio Comprido – Rio de Janeiro
Recebemos a reclamação e fizemos contato com a locatária por telefone em 31 de julho para verificar o ocorrido e esclarecer as dúvidas. Verificamos a solicitação da mesma e solucionamos o problema. Departamento de Locação – Cipa
Telefone mudo
Desde o dia 6 de julho meu telefone fixo está mudo. Na minha casa somos três idosos e como não há sinal de celular no local em que moramos, ficamos ilhados. Antônio Carlos da Silva, Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro
A Oi entrou em contato com o cliente e confirmou que seu telefone voltou a funcionar e informou ainda que sua fatura referente ao mês de maio foi cancelada, considerando o período que o telefone ficou sem funcionar. Assessoria de Imprensa Oi
Empréstimo
Fiz um empréstimo pela CEF com desconto em folha. Para minha surpresa, seis meses se passaram e as prestações não foram descontadas no contracheque. Após esse tempo todo, nem o banco e nem o INSS entraram em contato comigo. Meu nome já estava no SPC sem nem eu saber. Rosângela Cardoso Lima, Braga - Cabo Frio
A Caixa informa que já entrou em contato com a cliente e esclareceu o ocorrido. Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal
DÚVIDAS FREQUENTES
Rafael de Pinho, advogado, professor e gestor
O governo, recentemente, concluiu a regulamentação para a implementação do cadastro positivo no país, com a publicação da Resolução nº 4.737 do Banco Central. O cadastro funciona como um banco de dados dos consumidores que são bons pagadores. A expectativa é a diminuição da desarmonia de informações no mercado de crédito, com possível redução nas taxas de juros cobradas. O universo de pessoas no cadastro, dos atuais 10 milhões, pode chegar até 90 milhões de pessoas. Com o novo modelo de operação, a formação do histórico de crédito passa a conter todas as informações do sistema financeiro, endividamento e também sobre adimplência no pagamento de serviços públicos. Os usuários que não quiserem que seus dados sejam utilizados precisarão solicitar sua saída.
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