Rio - O processo envolvendo a promoção de mais de 12 mil professores estaduais pela formação acadêmica já está em fase final. De acordo com o secretário de Educação, Wagner Victer, a medida passa agora por análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Casa Civil. E, segundo Victer, as publicações "sairão em breve" no Diário Oficial.
O enquadramento por formação é reivindicação recorrente e antiga da categoria. E, conforme a Coluna antecipou em 31 de março, do total de 12.820 promoções, serão contemplados 10.720 com cargo de Docente I (especialista em determinada matéria, como professores de Matemática) e 2.100 profissionais de nomenclatura Docente 2 (normalistas).
Na ocasião, a pasta havia informado que os nomes dos servidores começariam a sair no DO em abril, o que não ocorreu. O secretário Wagner Victer apontou a burocracia como um dos motivos para o projeto ainda não ter saído do papel. "Tem toda uma burocracia necessária", declarou.
Pedidos zerados
Depois que os enquadramentos forem concedidos aos educadores, não haverá mais fila de espera de pedidos pela promoção, segundo o secretário. Com o 'desafogamento', a Educação passará a analisar com maior rapidez as novas solicitações dos servidores da pasta. A secretaria também terá 'fôlego' financeiro para absorver o impacto que a medida causará na folha de pagamentos, como Victer já informara.
Comentários