Por O Dia

Rio - A nomeação do controlador geral do Estado do Rio de Janeiro, o servidor de carreira Nestor Lima de Andrade, será publicada hoje no Diário Oficial. O objetivo da Controladoria Geral do Estado - que terá status de secretaria - é dar mais transparência e aprimorar a gestão financeira do governo fluminense. 

O órgão foi criado pelo governador Luiz Fernando Pezão e terá diversas funções, como a de fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos públicos. O controlador geral é contador e há 20 anos servidor do estado. será o responsável pela pasta.

"A criação da Controladoria será um legado para as próximas gestões. Vai trazer mais segurança para o governo do estado, através das auditorias, vai dar qualidade para o gasto público, vai buscar uma efetividade do controle da arrecadação e, como maior consequência, melhorar os serviços prestados à população", declarou Andrade em nota divulgada pelo governo.

"Esta é uma das conquistas mais importantes do meu governo, fundamental para melhorar o serviço prestado pelo governo do Estado à população. Foi um dos meus compromissos e estou muito contente por conseguir concretizá-lo", afirmou Pezão. 

A pasta também terá a atribuição de controlar o cumprimento das contrapartidas decorrentes de concessão de benefícios fiscais. E vai ficar responsável pelo Portal da Transparência do Executivo, ampliando o acesso da população aos dados da administração pública. 

Você pode gostar