Rio - Ao contrário dos meses anteriores, a Prefeitura do Rio não vê ainda como antecipar o pagamento do salário de maio. Fontes do governo afirmaram que, desta vez, o mais provável é que o depósito seja feito no quinto dia útil, ou seja, 7 de junho — prazo previsto pelo calendário oficial do Executivo — ,apesar de "estarem trabalhando para reverter essa previsão". Servidores ativos e aposentados do município inclusive têm enviado questionamentos à Coluna pedindo informações sobre a data do crédito.
As antecipações do pagamento têm sido feitas desde que o prefeito Marcelo Crivella (foto) mudou, por decreto publicado em dezembro de 2017, o cronograma e postergou o prazo de pagamento de todo o funcionalismo de janeiro a julho deste ano. Antes, os aposentados e pensionistas recebiam no primeiro dia útil, e os servidores ativos no segundo dia útil. Hoje, o quinto dia útil é a data limite para todos serem pagos.
Mesmo assim, em janeiro a prefeitura depositou o salário de dezembro de 2017 antes do previsto. O mesmo ocorreu de fevereiro a maio (quando foi pago o salário de abril).
RETOMADA DE CALENDÁRIO
As alterações nas datas de pagamento de todo o funcionalismo são criticadas até hoje pelos servidores. E a retomada do calendário antigo já foi colocada como reivindicação do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais (Mudspm). O governo ainda não bateu o martelo, mas há intenção de restabelecer o cronograma anterior a partir do segundo semestre.
Comentários