Governo estadual vai oferecer 1.200 novas vagas para ensino técnico e profissionalizante

Governador Wilson Witzel e Secretário Leonardo Rodrigues assinam acordo de cooperação técnica entre Faetec e Fundação Cecierj

Por O Dia

Vice-presidente educacional da Faetec, Rogério Pires; secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues; governador Witzel; presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky; e Rômulo Massacesi, presidente da Faetec
Vice-presidente educacional da Faetec, Rogério Pires; secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues; governador Witzel; presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky; e Rômulo Massacesi, presidente da Faetec -

O governo do Estado do Rio vai oferecer 1.200 novas vagas de ensino técnico e profissionalizante em três modalidades: eletricista predial, desenvolvimento de aplicativos para celular e administração. As oportunidades surgirão por meio de um termo de cooperação técnica entre a Faetec e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (Fundação Cecierj) — entidades vinculadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) —, assinado nesta quarta-feira pelo governador Wilson Witzel e o secretário Leonardo Rodrigues, no Palácio Guanabara.

"Esse é um momento histórico. Hoje oferecemos 1.200 vagas, mas no futuro podemos chegar a muitas mais", afirmou o governador Wilson Wizel. "É o começo de uma parceria que poderá se tornar uma marca deste governo", acrescentou o secretário, Leonardo Rodrigues. Também participaram da cerimônia os presidentes da Faetec, Romulo Massacesi; da Cecierj, Carlos Bielschowsky; e o diretor da Faetec Rogério Pires.

"Nosso objetivo é ampliar o alcance do ensino técnico e profissionalizante no estado, além de estimular o desenvolvimento profissional dos alunos", declarou Massacesi. "Os cursos terão professores da Faetec e metodologia Cecierj", completou Carlos.

Faetec fará montagem e manutenção dos Polos Regionais

A montagem e a manutenção dos Polos Regionais para a realização das aulas práticas ficarão a cargo da Faetec. A fundação também estará à frente da elaboração do projeto pedagógico dos cursos e conteúdos para o material didático, a organização do processo de seleção e o ingresso dos alunos nos cursos do Programa e o oferecimento de diplomas e certificados.

Mais tecnologia

Já a Fundação Cecierj oferecerá toda a parte de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) com metodologias de educação a distância; disponibilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais didáticos em variados formatos, além de capacitar os profissionais de tutoria nas metodologias de educação a distância.

Duração dos cursos

As vagas serão ofertadas através do Programa TEC-Rio, para os cursos Educação Técnica, Profissional e Tecnológica, na modalidade semipresencial. O curso de Técnico em Administração terá duração de dois anos, e os de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Programação Mobile com Android Studio de 20 semanas. As inscrições serão feitas por sorteio, divulgada previamente. O acordo de cooperação técnica terá a vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários