Por O Dia

Rio - A Prefeitura de Nova Iguaçu e o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI) estão realizando o Censo Previdenciário dos mais de 7 mil servidores ativos estatutários e a atualização cadastral dos comissionados e contratados do quadro da administração municipal. O procedimento, que é obrigatório, começou na última terça-feira (30 de abril) e vai até o dia 28 de junho.

O município alerta: aqueles que não fizeram o recadastramento no prazo terão os salários suspensos. O pagamento será restabelecido após o servidor efetuar o censo ou a atualização cadastral.

Além do pessoal da prefeitura, o censo envolverá funcionários ativos estatutários da Câmara Municipal, da Fundação Educacional e Cultural (Fenig) e do Previni.

Para os servidores ativos vinculados à Câmara, Fenig e Previni, o procedimento deve ser feito de forma presencial na sede da Previni, na Rua Antenor de Moura Raunheitti 95, no Bairro da Luz. Já os estatutários, comissionados e contratados vinculados à prefeitura devem realizar o censo ou a atualização pela internet, pelo Portal do Servidor, na página oficial www.novaiguacu.rj.gov.br.

Documentos

Quem não tiver acesso à internet poderá efetuar a atualização cadastral de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), apresentando os documentos pessoais (CPF, identidade, cartão do PIS/Pasep, título de eleitor, comprovante de residência atualizado, último contracheque, carteira de trabalho e Previdência Social para os contratados, certificado de reservista, CNH, certidão de nascimento ou casamento ou escritura pública de união estável, assinada pelo casal, além de certidão de nascimento dos filhos dependentes econômicos ou de tutela, curatela ou guarda judicial.

Também deve ser levado o certificado de nível fundamental ou médio, expedido pela entidade de ensino, ou diploma de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido pelo MEC, além de certificados de cursos de especialização, mestrado ou doutorado, também reconhecidos. É importante frisar que os servidores aposentados e pensionistas não precisam participar do Censo, já que seus cadastros são atualizados anualmente nos respectivos meses dos aniversários.

São 7.389 estatutários no município

Atualmente, o município tem 7.389 mil servidores estatutários ativos distribuídos entre prefeitura, Fenig, Câmara e Previni. O censo previdenciário é realizado no mínimo a cada cinco anos. “Para o Previni, ele viabiliza o cálculo adequado das provisões matemáticas, o que significa dizer que são os valores para pagamentos de benefícios futuros”, explica o diretor presidente do Previni, Anderson Moreira.

Os servidores ativos que estiverem fora do Estado do Rio podem realizar o Censo Previdenciário e a atualização cadastral por intermédio de um procurador, desde que o afastamento seja pelos seguintes motivos: para qualificação profissional, licença para tratar de interesse particular, para acompanhar cônjuge, cessão a outro órgão ou estado, ou por problema de saúde.

O servidor que possuir mais de um veículo funcional com a Prefeitura de Nova Iguaçu deverá realizar a atualização cadastral nas duas matrículas. Os que possuírem vínculo funcional inativo deverão apresentar cópia de contracheque ou declaração que comprove a sua matrícula.

 
Você pode gostar
Comentários