Inativos e pensionistas devem ir a uma agência do Banco Santander - Maíra Coelho
Inativos e pensionistas devem ir a uma agência do Banco SantanderMaíra Coelho
Por PALOMA SAVEDRA
Rio - Mais de dois mil aposentados e pensionistas da Prefeitura do Rio vão ficar sem receber o próximo pagamento. O Instituto de Previdência e Assistência do Município (Previ-Rio) suspenderá, temporariamente, o depósito dos salários de maio, que serão quitados em junho (pelo calendário oficial, no quinto dia útil) de 2.047 vínculos de pessoas que não fizeram a prova de vida — ou recadastramento — no Santander no período exigido entre janeiro e abril deste ano.
A interrupção dos pagamentos vai atingir os inativos e beneficiários de pensão que têm finais de matrícula 1, 2, 3 e 4, e que deveriam ter feito o procedimento em janeiro, fevereiro, março e abril, respectivamente.
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A prova de vida é exigida pelo Previ-Rio como um dos meios de controlar a folha de pagamento e combater fraudes, evitando, assim, o depósito de aposentadorias ou pensões de forma indevida. Já foram constatados casos, por exemplo, de terceiros que pegavam no banco o dinheiro depositado pelo instituto para aposentados que já faleceram — e cujo morte não foi comunicada.
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O Previ-Rio também usa outras ferramentas, como o cruzamento de dados, para verificar falecimentos e fiscalizar a folha salarial.
Como voltar a receber
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Todos aqueles que não receberem a aposentadoria ou pensão devem ir a qualquer agência do Santander — banco responsável por rodar a folha de pagamentos do município — no país. Basta levar Carteira de Identidade e CPF à unidade bancária.
Ao regularizar a situação, os salários que foram retidos serão depositados assim que o próximo pagamento for feito. Ou seja, no caso de alguém que fizer o recadastramento com atraso ainda nestes últimos dias de maio ou nas primeiras semanas de junho, o depósito — retroativo — será feito em julho (quando os vencimentos de junho serão quitados).
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Há, porém, situações de inativos e pensionistas com dificuldade de locomoção. Quem tem problemas de saúde deve apresentar ao Previ-Rio, dentro do seu prazo de recadastramento, laudo médico original. O documento pode ser entregue por um familiar. Em caso de dúvidas, o beneficiário precisa entrar em contato com o Disque Servidor no telefone: (21) 2599-4746.