Crivella e secretário Cesar Barbiero garantem crédito este ano - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Crivella e secretário Cesar Barbiero garantem crédito este anoEdvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Por PALOMA SAVEDRA
Os trabalhos nos bastidores da Prefeitura do Rio são para que a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo, cuja folha é em torno de R$ 400 milhões, seja quitada na sexta-feira, 20 de dezembro. Em reunião com vereadores nesta quinta-feira, o secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, deu um indicativo de que o restante do abono será pago em breve.
Governistas disseram à coluna que os trâmites para rodar a folha começaram ontem. O anúncio, porém, ficará a cargo do prefeito Marcelo Crivella. E como o governo busca cumprir essa obrigação no prazo legal (que é 20 de dezembro), a expectativa forte é de que saia nesta sexta.
Publicidade
Da mesma forma, Barbiero prometeu pagar o duodécimo do Tribunal de Contas até dia 20 — que também é o prazo previsto em lei —, e o da Câmara nesta quinta.
Publicidade
A grande dúvida dos parlamentares e do funcionalismo, porém, é se a conta fecha. Barbiero declarou aos parlamentares que, hoje, o município tem um saldo de R$ 683 milhões em contas.
Só que uma parte do dinheiro não pode ser desvinculada — pois tem destinação específica. Os governistas dizem que o necessário será utilizado para pagar a gratificação natalina dos servidores e as transferências aos órgãos (TCM e Câmara).
Publicidade
Mesmo que o governo não pague o 13º hoje, o presidente do Legislativo carioca, Jorge Felippe (MDB), contemporizou e disse que o momento é excepcional. “O Barbiero garantiu que pagarão até o fim do ano”, afirmou.
O chefe da Fazenda também prometeu que a folha salarial de dezembro (que vem ainda com o pagamento das férias de 60 mil professores) será quitada até 8 de janeiro, que é o quinto dia útil.