Benefício alcança a área da Saúde, de acordo com o PL - fotos Reginaldo Pimenta
Benefício alcança a área da Saúde, de acordo com o PLfotos Reginaldo Pimenta
Por O Dia
Servidores municipais, estaduais e federais da área da Saúde, que atuam no Estado do Rio de Janeiro, aguardam a regulamentação, pelo governo Witzel, da lei que garante a gratuidade no transporte intermunicipal coletivo. A sanção à norma saiu no Diário Oficial nesta segunda-feira. Mas para que os profissionais de fato já possam se deslocar sem custos é necessário que o texto seja regulamentado.
"A categoria espera ser priorizada pelo governo. Esperamos a efetivação imediata desse auxílio. Os trabalhadores estão gastando mais com transporte devido às dificuldades das linhas intermunicipais e à redução da oferta em alguns itinerários e horários", declarou André Ferraz, um dos representantes do movimento 'PCCS Já' (de funcionários da Saúde estadual), e diretor da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado (Asservisa).
Publicidade
Ferraz declarou ainda que os profissionais precisam ser valorizados. "Precisamos mais do que aplausos para valorizar os combatentes da covid-19. Sem esquecer do Plano de Carreira aprovado desde 2018, com a Lei 7946, que é direito constitucional. Precisamos da retaguarda que esses profissionais merecem para continuar com a luta pela vida", defendeu.
De acordo com a norma, a gratuidade valerá durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. E a medida engloba as viagens intermunicipais em todos os meios de transporte coletivo: por ônibus, trem, metrô e barcas.
Publicidade
Para isso, nos deslocamentos ao local de trabalho ou à residência, funcionários da Saúde deverão comprovar o vínculo com algum município fluminense, com o Estado do Rio ou com a União, apresentando a ID funcional ou o contracheque.
Para bancar essa despesas, o governo utilizará os recursos do Fundo Estadual de Transporte. O Poder Executivo também está autorizado a abrir créditos suplementares, se necessário.