Rede estadual de ensino volta a ter aula presencial amanhã - Marcia Costa / Divulgação
Rede estadual de ensino volta a ter aula presencial amanhãMarcia Costa / Divulgação
Por PALOMA SAVEDRA

A Educação estadual prepara as próximas medidas a serem adotadas na rede. E uma delas tem como objetivo cobrir o déficit de secretários escolares: hoje, há 1.101 profissionais nessa função, sendo necessários pelo menos 1.300 (mesmo número de unidades de ensino). Para isso, a própria secretaria passará a oferecer o curso para os servidores interessados em ter essa capacitação, informou o titular da pasta, Pedro Fernandes, à coluna. 

A atividade de secretário escolar é essencial para o funcionamento das unidades de ensino: os profissionais atestam conclusão de curso, entre outras atribuições.

"Vamos abrir o curso, antes dado pela Faetec e Uerj, por meio da Universeeduc para suprirmos essa carência. Há muitos profissionais se aposentando, então essa é uma demanda da rede. Temos que ter, pelo menos, um secretário em cada escola", afirmou Fernandes.

Ele ressaltou que não haverá custos para a pasta e que há exigência de ser servidor da rede: "Não pode ser terceirizado".

Horas extras

O secretário de Educação também afirmou que as Gratificações por Lotação Prioritária — ou horas extras — dos professores, que estão lecionando de casa, continuarão sendo pagas, e só deixarão de ser nas férias.

Retomada das aulas presenciais

Sobre a volta das aulas presenciais, Fernandes voltou a declarar que somente quando o estado tiver a confirmação da bandeira verde é que a pasta iniciará o processo de retomada. "Vamos dar mais duas semanas para a confirmação (para a bandeira verde) e voltaremos".

Já a segurança da saúde dos educadores e alunos vem sendo questionada pelos servidores e pais. Em relação a isso, o secretário lembrou que um protocolo está sendo construído com a colaboração da comunidade escolar e da sociedade: "Nosso dever de casa está pronto, que é preparar esse protocolo. E a população vai ajudar na construção dele". 

Você pode gostar
Comentários