Acostumadas a quebrar paradigmas, (da esquerda para a direita) Fabiana, Viviane e Silvia foram da primeira turma feminina de oficiais do Corpo de Bombeiros - Paulo Vitor/Divulgação
Acostumadas a quebrar paradigmas, (da esquerda para a direita) Fabiana, Viviane e Silvia foram da primeira turma feminina de oficiais do Corpo de BombeirosPaulo Vitor/Divulgação
Por PALOMA SAVEDRA
É o poder feminino. Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros terá uma oficial combatente à frente de um Grupamento Operacional. Na verdade, numa tacada só, a corporação vai colocar três oficiais mulheres no comando dessas unidades. Apesar de tarde, esse cenário começa a ser corrigido, abrindo caminho para outras exercerem essa função. 
Comandante-geral do CBMERJ e secretário de Defesa Civil, o coronel Leandro Monteiro nomeou as tenentes-coronéis Silvia Santana, Fabiana Cruz e Viviane Lenida para a chefia dos Grupamentos de Vila Isabel, Jacarepaguá e Humaitá, respectivamente. 
Publicidade
Não é a primeira vez, porém, que as militares quebram paradigma: elas entraram juntas na corporação, em 2001, na 1ª turma feminina de oficiais da corporação.
O secretário destacou que a escolha deve-se à excelência e competência das oficiais. “Essas militares se destacam pela excelência, pela competência. Elas serão responsáveis pelas operações de três importantes unidades da capital fluminense. Me sinto honrado de poder reconhecer e valorizar esses talentos", declarou.
Publicidade
Silvia, Fabiana e Viviane também estarão hoje, às 17h, no Palácio Guanabara, com o governador em exercício, Cláudio Castro, no dia que começa a ser celebrado o Outubro Rosa.