Plano Diretor tem por objetivo ordenar o desenvolvimento da cidadeKelly Duque/Agência O Dia
Por Sidney Rezende
Publicado 30/01/2021 06:00
O novo Plano Diretor do município do Rio de Janeiro é um dos assuntos em pauta neste primeiro semestre. Como explicou recentemente o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (DEM),"é um instrumento importante que propõe uma política de desenvolvimento urbano e orienta o processo de planejamento da cidade. Esta política tem por objetivo ordenar o desenvolvimento da cidade e garantir seu pleno funcionamento e o bem estar da população". O Plano Diretor é renovado a cada 10 anos, sendo o último feito em 2011. O ponto mais sensível é como enfrentar a desigualdade social entre as regiões. "O Rio de Janeiro foi o celeiro de uma elite econômica, com cara de vanguarda, mas com pilares muito conservadores. Isso tudo está desenhado na forma como a cidade é extremamente desigual, como a Zona Sul é totalmente diferente das outras áreas da cidade", disse a vereadora Tainá de Paula (PT).

IDEIAS PROGRESSISTAS

Tainá ressalta o outro aspecto político relevante: "Temos muita dificuldade em colocar, por exemplo, uma figura progressista nos poderes, seja na forma como o Rio de Janeiro vem votando na sua candidatura majoritária à presidência há muitos anos, governos do estado e município. Nós temos aqui uma esquerda acanhada, das mais acanhadas do país, do ponto de vista programático. A esquerda carioca tem muita dificuldade de conhecer a realidade do seu povo e, por isso, traduzir esse conhecimento em agenda propositiva, porque ela, de fato, não está nesse contexto, não lida com a classe trabalhadora. E mais: ela foi doutrinada a entender isso como menor. É preciso repensar o Rio de Janeiro nas suas formas de organização social".
Roubo de carga
Publicidade
Leite condensado
Suspensão de reintegração de posse
Publicidade
PICADINHO
1º Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro está com inscrições abertas de obras sobre diversidade de gênero e sexualidade, promovendo a potência criativa de seus realizadores. Até 12 de fevereiro pelo site oficial.

Agência do Bem abre inscrições para Escola de Música e Cidadania para crianças e adolescentes de baixa renda. Aulas serão online por conta da pandemia.

Com 10 marcas de delivery, Grupo Rão cresce mais de 5.550% em sete anos e prevê aumento de receita para 2021. 
Leia mais