Nova Friburgo está em fase de bandeira roxa por causa da pandemia de covid-19Paula Valviesse
Por Sidney Rezende
Publicado 10/04/2021 06:00 | Atualizado 10/04/2021 11:08
Com o início da fase de bandeira roxa no município de Nova Friburgo, a prefeitura da cidade decidiu que os comerciantes vão abrir suas lojas em esquema de rodízio, de acordo com o número do CNPJ. A regra vale também para supermercados, apesar de serem considerados como serviço essencial, o que causou revolta nos donos dos estabelecimentos. Segundo eles, Nova Friburgo é a única entre os 92 municípios a adotar a abertura das lojas em dias alternados. Eles consideram que pode haver risco de desabastecimento e de aglomeração pela redução nos dias que as lojas ficarão abertas. Com receio de não conseguirem seguir protocolos sanitários com público maior, há lojistas preferindo permanecer fechados.

A PALAVRA OFICIAL

Em relação a um possível desabastecimento, a Prefeitura de Nova Friburgo esclareceu que "o novo decreto não impede que mercados, supermercados e congêneres possam receber as mercadorias dos seus fornecedores nos dias em que estes estabelecimentos não estejam autorizados a funcionar. Ressalta que os estabelecimentos podem receber mercadorias, sim, devendo, no entanto, permanecer fechados para atendimento ao público no dia em que não esteja autorizado. Reforça ainda que não há risco de desabastecimento na cidade por conta do rodízio", diz em nota. O que os supermercadistas dizem é que produtos hortifrutigranjeiros necessitam de cuidados especiais e que a distribuição segue um roteiro pré-estabelecido e que a alteração implicará ônus financeiros e dúvida sobre a manutenção da qualidade dos produtos que necessitam refrigeração e imediato consumo. A ASSERJ (Associação dos Supermercados) pediu audiência ao prefeito Johnny Maycon (Republicanos) para tentar resolver o impasse. 
Ajuda as micro, pequenas e médias empresas
Publicidade
ICMS de Itaboraí, Nova Iguaçu e Magé
Apoio a mudanças no decreto da vacina
Publicidade
PICADINHO
Centro Cultural Light terá, em abril, programação voltada ao estímulo da leitura, em comemoração aos dias do Livro e do Direito do Autor. Conteúdo será divulgado nas redes sociais.

Agora é lei: cartazes de combate à pedofilia e Cyberpedofilia são obrigatórios em escolas.

A autora Cris Pimentel conversa com a editora Tais Facina sobre lançamento do seu livro "Ana: amor pelo amor", no Instagram da Sagarana Editora, hoje (10), 16h. 
Leia mais