O deputado estadual Noel de Carvalho (à esquerda) visitou unidade da Uerj em ResendeDivulgação
Publicado 18/09/2021 06:00
Há uma minoria de deputados na Assembleia Legislativa contra as universidades públicas, mas há também aqueles que lutam para que não se esvazie o conceito do ensino público e gratuito. O segundo grupo é liderado pelo próprio presidente da Casa, André Ceciliano (PT). O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) é outro que tem liderado um movimento por mais recursos para o ensino superior. Em visita às instalações do campus da Uerj, em Resende, ele listou os problemas que a universidade está enfrentando e recebeu do diretor da instituição, Dener Martins dos Santos, um ofício com 17 itens que dificultam o funcionamento do local. Na ocasião, Noel de Carvalho anunciou que vai destinar recurso de emenda parlamentar no orçamento estadual para a Uerj. Ele também vai solicitar audiência com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho, para buscar soluções para os problemas da unidade de Resende. “Os relatos que ouvi são preocupantes. Os professores tiram dinheiro do próprio bolso para montar laboratórios e atender os projetos dos alunos, o que demonstra o empenho e dedicação destes profissionais. Vou tentar levar o governador Cláudio Castro para conhecer essa instalação preciosa não apenas para Resende, mas para toda a região”, disse o deputado.

CARÊNCIA

Segundo os profissionais da Uerj, a edificação apresenta problemas no telhado, há necessidade de construção de novas salas de aulas, criação de laboratórios, modernização e adequação à legislação de acessibilidade, compra de carteiras, criação de restaurante universitário, aquisição de materiais elétricos para adequar à carga elétrica dos prédios, entre outras importantes necessidades. Mesmo com as dificuldades, a Uerj-Resende tem um trabalho de parcerias na região colaborando com empresas locais de pequeno, médio e grande porte. Projetos de extensão integrados à comunidade e um legado de formação de mais de mil profissionais nas últimas décadas, demonstrando seu papel de formação no ensino superior público com qualidade e flagrante necessidade de valorização permanente dos profissionais que nela atuam. "Fico emocionado todas as vezes que venho aqui porque lembro desse espaço quando era apenas mato", disse Noel. 
Semana Olímpica
A Câmara Municipal do Rio aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Marcos Braz (PL), que cria a Semana de Atividades Esportivas Olímpicas, no período do dia 23 de junho. "Esse projeto não só estabelece uma data para a semana comemorativa e de atividades desportivas olímpicas, mas serve para fomentar a prática do esporte, socialização, lazer e consequentemente revelar novos talentos esportivos", explica o parlamentar. 
Incentivo à leitura
O secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, e o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, inauguraram esta semana a biblioteca do Centro de Socioeducação Maria Luiza Marcate, que será destinada aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação provisória na unidade. O espaço beneficiará 70 jovens. 
Empresários menos confiantes
Nova pesquisa da Fecomércio-RJ mostra que a confiança dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado quanto à melhora em seus negócios no próximo trimestre apresentou a primeira retração após quatro altas consecutivas. A expectativa de aumento da inflação e projeções do PIB para 2021 afetaram os ânimos. 
PICADINHO
Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) promove webinar na quarta-feira, às 16h, para debater "Transparência em prol da integridade nas contratações públicas".

Feira de São Cristóvão completa 76 anos na segunda-feira e administração do local fez programação especial durante todo o mês de setembro.


Paratleta olímpico João Carlos Rodovalho Costa, conhecido como João Saci, e cirurgião Bruno Albuquerque conversam em live no Instaram na terça-feira, às 19h40, sobre qualidade de vida de pacientes oncológicos após procedimentos cirúrgicos invasivos. 
Leia mais