Garis da Comlurb vão contar com reforço de 95 catadores de cooperativas de reciclagem até terça-feira  - FOTOS DE DIVULGAÇÃO
Garis da Comlurb vão contar com reforço de 95 catadores de cooperativas de reciclagem até terça-feira FOTOS DE DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Para conscientizar os espectadores e reaproveitar o maior número de resíduos no Carnaval, o projeto 'Do meu lixo cuido eu' tem marcado presença na Sapucaí. Desde os ensaios técnicos, 95 catadores, em dois grupos, entram em cena nos intervalos de cada agremiação para recolher o lixo produzido pelo público na arquibancada. Os resíduos são levados direto para a cooperativa de reciclagem montada no Setor A do Sambódromo. Na Avenida, uma calculadora ambiental, com painel de LED, atualiza a todo instante quanto lixo foi recolhido e a quantidade de água, energia e alumínio economizada à medida que o projeto é executado.

Antes do início dos desfiles são disponibilizadas ao público, 50 mil sacolas com identificações de descarte de metais, plásticos, papéis, vidros e biodegradáveis. Elas são recolhidas nas arquibancadas elevadas para a esteira de reciclagem na hora, para otimizar o processo. Segundo Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Comunidades da Ball Corporation, na América do Sul, empresa patrocinadora do projeto, o objetivo é aproveitar o momento do Carnaval para propor uma reflexão sobre o descarte correto de cada resíduo. "A separação de resíduos é responsabilidade de cada um de nós, como consumidores. Essa iniciativa ajuda a educar o folião, além de colocar luz sobre o importante papel dos catadores para a nossa sociedade", explica.

A iniciativa, por meio do Movimento Vá de Lata, é inédita. Em apoio, a Comlurb cedeu 200 containers para armazenamento dos resíduos. Somente nos ensaios técnicos, o 'Do meu lixo cuido eu' recolheu 4,5 toneladas de lixo. A expectativa no início da campanha era alcançar 14 toneladas, mas a organização já admite que esse número será facilmente superado. A cooperativa de catadores seguirá na Sapucaí até terça-feira, depois retorna ao trabalho para o desfile das campeãs, no sábado.

LATINHAS campeãs

O Brasil é campeão mundial da reciclagem de latas de alumínios, "as divas do Carnaval", segundo Moraes, com índice de 98% de embalagens reutilizadas após descarte. São necessários apenas 60 dias para uma lata jogada no lixo retornar à sociedade no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralata).

Tião Santos, ex-catador, ativista e coordenador de operação 'Do meu lixo cuido eu', se diz muito feliz com a oportunidade. "Já cansei de pegar saco de lixo de cozinha misturado com recicláveis. O que dificulta bastante o nosso trabalho. É gratificante ver que esse projeto, além de ser capaz de conscientizar uma quantidade grande de pessoas, também valoriza os profissionais envolvidos", comenta.

Você pode gostar
Comentários