Por luana.benedito

Rio - Um ensaio de moda urbana, feito em um cenário que mistura o antigo ao novo, bem democrático, no recém-criado Boulevard Olímpico, na revitalizada Praça Mauá. Os grafites do Boulevard foram escolhidos como fundo para compor o visual com os looks, que, como os desenhos nas paredes, são ricos em cores e texturas.

Ensaio feito no Boulevard Olímpico mistura o antigo ao novo%2C de forma bem democrática Divulgação

Fabíola Oliveira , idealizadora e fundadora do Coletivo Odarah, que agrega marcas que fazem parte deste ensaio, esclarece o tipo de moda proposta pelos jovens empresários e produtores: “As roupas são exclusivas, pensadas para um público urbano que gosta de atrelar a moda à arte. Pensa na cultura negra, mas também respeita os mais diversos tipos de corpo”.

A moda que o Coletivo faz desde 2013 pode ser considerada democrática e rica em expressão.

Coletivo faz peças exclusivas unindo moda e arteDivulgação

“O movimento nasceu do desejo de fortalecer a cultura afro-brasileira e tornar-se referência no Rio. O Odarah se tornou um evento mensal, que acontece todo primeiro sábado do mês, e reúne marcas do eixo Rio-São Paulo de cultura, moda, educação, gastronomia, e se prepara para uma edição especial no dia 8 de outubro, mês das crianças”, esclarece Fabíola.

O movimento nasceu do desejo de fortalecer a cultura afro-brasileiraDivulgação

Os outros produtores, como o casal de empresários e educadores Jaciana e Leandro Melquiades, e o rapper Skel Vozes, chegaram em 2014. “Eles se juntaram quando fomos fazer a ocupação cultural na Febarj. Criamos um espaço de pensamento e protagonismo da população negra, com o objetivo de torná-la cada vez mais visível.

Quem não é negro se aproxima pela moda, pela ideologia e pela disposição à pluralidade”, conta a fundadora.

Mix de moda e arte inspira todas as idades Divulgação


Você pode gostar