Por karilayn.areias
Capa do livro 'Empoderadas por Natureza'%2C das autoras Ana Fortes e Rosely CruzDivulgação

Rio - Um mapa de navegação para mulheres que buscam ou desejam empreender. Assim pode ser definido o livro "Empreendedoras Por Natureza", das autoras Ana Fontes e Rosely Cruz, que será lançado na próxima segunda-feira (27), às 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.

Com prefácio assinado pela jornalista Ana Paula Padrão, a obra conta a história das duas executivas, que possuem trajetórias de vida distintas, mas que têm um instinto em comum: o empreendedorismo. "A ideia é mostrar que é possível a mulher empreender. Somos mulheres comuns contando nossas histórias e como chegamos até aqui. Isso serve para mostrar que outras mulheres também podem. A publicação é o empurrãozinho que falta para quem deseja começar nesse mundo", comenta Rosely Cruz. 

O livro é o primeiro de uma coleção de cinco volumes, em que cada exemplar trará duas histórias de sucesso sob óticas diferentes, sempre visando despertar o empreendedorismo feminino. Com dicas, passo-a-passo e exemplos práticos, a coleção foca no empoderamento feminino e desmistifica a atividade como uma marca masculina. 

"Ainda temos poucas publicações relacionadas ao tema mulheres empreendedoras, um fenômeno que vem acontecendo há mais de dez anos. As mulheres estão empreendendo mais e precisamos mostrar este movimento e as consequências dele", diz Ana Fontes.

Toda a venda das obras será reinvestida na própria coleção. Cada um deles será lançado sempre em março, o mês da mulher. "Espero que mais mulheres sejam inspiradas com a nossa trajetória e que o conhecimento proporcionado pelo livro possa ajudar estas mulheres em suas jornadas pelo empreendedorismo", finaliza Ana Fontes. 

Por onde começar

Em conversa com O DIA, as autoras deram dicas de como começar um negócio próprio e quais caractéristicas são inerentes a uma empreendedora.

"Prepare-se, faça reserva financeira, empreender implica em riscos e não tem rotina, é importante estar preparado. Crie um negócio pensando no que você gosta de fazer, porém é preciso que as pessoas queiram comprar, ou seja, ele precisa ser uma oportunidade", aconselha Ana. 

"Encontrar apoio no início é muito importante. Por isso, invista em networking. A Rede Mulher Empreendedora, idealizada pela Ana, é uma boa oportunidade para aquelas que estão começando, que querem iniciar ou que já têm um negócio próprio, mas precisam de contatos", diz Rosely. 

Quanto as características, Rosely comenta: "Para empreender é preciso ser criativo, conseguir gerenciar o tempo, saber mostrar o valor do seu serviço/produto. É ser multitarefas. Mas, vale lembrar que essas características podem ser desenvolvidas. Empreender é aprender". 

Serviço

Lançamento do Livro “Empreendedoras por Natureza”. Livraria Cultura (Conjunto Nacional),  Av. Paulista, n° 2.073, São Paulo. Segunda-feira, 27 de março, às 19h.


Você pode gostar