Por helio.almeida

Rio - ‘Quando me falaram que o Rock In Rio viria para o Complexo do Alemão, disse na hora: ‘O quê?! Não acredito!’”, surpreende-se Raphael Duarte, o RP, 23 anos, como é conhecido o promissor dançarino da comunidade da Zona Norte.

Assim que a equipe do festival chegou na comunidade, na manhã da última sexta-feira, para uma ação visando incrementar as inscrições para seu concurso de dança de rua, ele era um dos primeiros candidatos na fila. Não é para menos: o vencedor fatura R$ 45.200, além de se apresentar no Palco Street Dance do Rock In Rio.

Vencedor fatura R%24 45.200%2C além de se apresentar no Palco Street Dance do Rock In RioCarlos Moraes / Agência O Dia

As inscrições, pelo site www.rockinrio.com/rio, vão até o dia 12. Para concorrer, os candidatos devem preparar e filmar uma coreografia (individual ou em grupo) de um minuto usando a música do Rock In Rio em arranjo hip hop (disponível para baixar no site do evento).

“Nas favelas tem uma cultura muito grande de dança, um exemplo é a batalha do passinho. Vi a necessidade dos talentos locais se inscreverem, mas muitos não sabiam como, ou não tinham condições de produzir o vídeo”, comenta Rene Silva, 19, do jornal ‘Voz da Comunidade’, do Complexo.

Ele é quem fez a ponte, sugerindo à organização do Rock In Rio levar equipe à Praça do Conhecimento, no Alemão, para filmar os candidatos. “É importante que a galera daqui tenha visibilidade, eles são muito bons!”, ressalta.

Rene contou ainda que não cogitou adiar ou desmarcar a ação com o Rock In Rio por conta dos ataques sofridos pela sede do grupo AfroReggae na comunidade.
“Nem eu, nem ‘A Voz da Comunidade’, nunca sofremos qualquer ameaça por aqui. O José Júnior (coordenador do AfroReggae), sim”, afirmou Rene Silva.

Raphael Duarte foi um dos primeiros, mas dezenas de outros moradores do Alemão também garantiram seu vídeo e a inscrição. De 13 a 27 de agosto, o público poderá votar nas suas coreografias preferidas através do site do Rock In Rio. Dos mais votados, um júri encabeçado pela vice-presidente do festival, Roberta Medina, selecionará cinco semifinalistas, que irão se apresentar no evento e concorrer ao prêmio em dinheiro. “Fiquei impressionado com a noção de tempo e sincronia dos candidatos aqui”, elogia Ricardo Lima, um dos bailarinos do grupo de dança oficial do Palco Street Dance, que foi ao Complexo do Alemão auxiliar os calouros em suas performances.

Você pode gostar