Rio - Bonecos de até cinco metros de altura são os protagonistas de ‘El Truco de Olej’, espetáculo que estreia amanhã no Espaço Furnas Cultural. Com apresentações gratuitas, a peça da uruguaia Cia. Pampinak conta a história do ajudante do mestre de cerimônias de um circo, um menino cujo maior sonho é se tornar um grande mago, mostrar seu talento e encantar o público com seus truques.
A montagem une a escola do Teatro Negro de Praga (que utiliza cenário de cor escura, luz negra e trajes fosforescentes) com a arte milenar do Bunraku (teatro de bonecos japonês) para contar a história da determinação de um garoto em busca da realização de seus desejos.
Outra peculiaridade do espetáculo é a técnica do teatro de sombras, em que os atores se vestem de preto, confundindo-se com a escuridão, e manipulam os bonecos. “Os personagens aproximam as crianças da história e despertam a curiosidade delas. São figuras mágicas que, em conjunto com a luz negra utilizada durante todo o espetáculo, realizam ações que são vistas somente em desenhos animados ou em filmes. Os bonecos podem voar sobre o palco, sumir e aparecer em um piscar de olhos”, explica o diretor da peça, Martin Lopez.
“Nossa proposta foi a de criar um universo mágico e uma comunicação direta com o público, tanto o infantil como o adulto, sem que a língua fosse uma barreira. Acredito que justamente por esse motivo o ‘EL Truco de Olej’ está percorrendo diferentes países, com apresentações em todos os cantos da América Latina, Europa, China e Japão”, finaliza.
ESPAÇO FURNAS CULTURAL. Rua Real Grandeza 219, Botafogo (2528-2794). Sáb e dom, às 18h. Grátis. Até 13 de outubro.






