Por daniela.lima

Rio - A estilista Alfa Siqueira não está nem aí para as tendências da estação. Ela não liga para o calendário da moda, só atende em casa e a única forma de contactá-la é via internet. Mesmo assim, sua marca, Estado Alfa, vai de vento em popa. Além de ela estar prestes a inaugurar novo e maior ateliê, em duas semanas sai do forno a nova coleção de verão. “Estou me mudando e o ateliê vai junto comigo”, diz Alfa, que abandonou a filosofia para se dedicar à moda, nos anos 1990. 

Alfa modela e corta as roupas que cria. Vestidos são carro-chefe da marca José Pedro Monteiro / Agência O Dia


Com uma coleção já quase pronta, a estilista decidiu trocar tudo após recente viagem a Paris e Londres. “Fiquei louca com as estampas que vi nas vitrines desses lugares”, comenta ela, que já adianta: “Trouxe os tecidos e fiz peças com inspiração onírica e vintage. Tem flamingos, balões, borboletas e bambis”, diz sobre as novidades, que custam de R$ 180 a R$ 220.

Da cortina a almofada, tudo é feito pela estilista em sua ‘residência-ateliê’. “Depois de 11 anos, a proprietária pediu o apartamento em que eu morava em Copacabana”, explica Alfa, que já encontrou outro endereço no mesmo bairro. “Sempre atendi em casa. Sirvo bolo, cafezinho e vira uma festa!”, conta ela, que assim, consegue cativar sua clientela.

“Faço as coisas quando e como quero. Misturo tecido, estampa... Isso me diferencia. Sou eu quem modela e corta tudo. Não consigo delegar, o corte é a alma da roupa”. Exatamente por isso, ela também faz questão de atender às próprias clientes. Elas entram em contato com Alfa por e-mail ou pela página do Facebook da Estado Alfa (alfabotorosa@gmail.com ou www.facebook.com/alfaestadoalfa), marcam um encontro na casa da estilista, escolhem uma peça na hora ou fazem encomendas.

“Sou apaixonada pelo o que faço. As pessoas conhecem o meu trabalho pelo boca a boca e dá certo!”, comemora.

Você pode gostar