Festival Villa-Lobos tem programação mista, com shows, concertos e até cineclube

O destaque desta sexta-feira é a homenagem que Dori Caymmi, junto a Joyce Moreno, faz a seu pai, Dorival Caymmi, no Espaço Tom Jobim

Por daniela.lima

rio - Maestro e compositor, Heitor Villa-Lobos também era um homem do povo. Em suas obras, é possível perceber influências da cultura popular do país, com elementos da música indígena e afro-brasileira. No festival batizado com o nome desse artista erudito não é diferente. Sua 51ª edição está espalhada por dez pontos da cidade, até o dia 24, com apresentações de 130 artistas de diferentes estilos e gerações, além de oficinas, contação de histórias e exibição de filmes. 

Festival Villa-Lobos tem programação mista%2C com shows%2C concertos%2C oficinas e até cineclubeDivulgação


“O que não é concerto ou show também gira em torno da música brasileira”, diz Marcelo Rodolfo, coordenador artístico do evento. “O Villa-Lobos também se preocupava muito em divulgar seus parceiros. Por isso, seguimos essa filosofia.”

Nesse clima, o destaque desta sexta-feira é a homenagem que Dori Caymmi, junto a Joyce Moreno, faz a seu pai, Dorival Caymmi, hoje, às 20h30, no Espaço Tom Jobim. Amanhã, tem oficinas de música, na Escola de Música da UFRJ, às 9h e 18h, além do quinteto Villa-Lobos, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. Domingo, a programação não para, e tem até exibição de filmes como o ‘Bahia, Por Exemplo’, de Rex Schindler, no Cineclube do Jardim Botânico, às 18h30. “Nossa escolha é criteriosa: tem que ter tradição, apreço e qualidade”, ressalta Marcelo Rodolfo.

ESPAÇO TOM JOBIM. Rua Jardim Botânico 1.008, Jardim Botânico (2274-7012). Homenagem a Dorival Caymmi: hoje, às 20h30. R$ 30. ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ. Rua do Passeio 98, Centro (2262-8742). Oficinas de música: amanhã, às 9h e 18h. Grátis. CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). Quinteto Villa-Lobos: amanhã, às 19h30. Grátis (senhas 1 hora antes). JARDIM BOTÂNICO. Rua Jardim Botânico 1.008, Jardim Botânico (3874-1808). Cineclube: dom, às 18h30. Grátis. Programação completa em: www.festivalvillalobos.com.br.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia