Por tabata.uchoa
Paulo%3A inspiração em Nick Hornby%2C H.D. Salinger e Fernando SabinoDivulgação

Rio - Estreando na literatura, o jornalista Paulo Henrique Ferreira sentia falta de um romance inspirado em canções. E foi o que ele buscou fazer ao criar o universo do professor Marlo Riogrande em ‘Álbum Duplo — Um Rock Romance’, que acaba de lançar (Ed. Record, 176 págs., R$ 28).
“Amo rock e tudo o que se relaciona a ele em cinema e literatura. E sou fã de ‘Alta Fidelidade’ (romance pop escrito por Nick Hornby)”, conta. “Quase não existem romances assim escritos por brasileiros. E há espaço para isso”.

O livro passeia pelas frustrações e pelo amadurecimento de Marlo, que perde a namorada e busca conforto na música, no trabalho e nos amigos. E lembra de suas loucuras movidas a drogas e sexo. “Ele é inspirado na história do roqueiro Lou Reed, que morreu recentemente. Foi um cara que fez de tudo na vida”, conta Paulo, inspirado também em livros como ‘O Apanhador no Campo de Centeio’, de J.D. Salinger, e ‘O Encontro Marcado’, de Fernando Sabino. “A parte inicial, que tem o Marlo praguejando sobre a vida dele, é inspiradíssima no Holden Caulfield (personagem central de ‘O Apanhador’)”, diz Paulo.
Publicidade
Ao longo dos capítulos, o leitor é convidado a conferir as diferentes trilhas sonoras da vida do personagem, que podem ser acompanhadas no site www.albumduplo.com e incluem canções dos Beatles, Smashing Pumpkins, Bob Dylan, Ringo Starr, Legião Urbana. E ninguém menos que Belchior, presente com ‘Tudo Outra Vez’. “O Belchior é roqueiro, é uma força do rock na MPB. Até esse desaparecimento dele, essa atitude de ninguém saber onde ele foi parar, é super rock’n’ roll. Tudo a ver ele estar no livro”, acredita Paulo.
Publicidade

Você pode gostar