Por tabata.uchoa
Rio - Gilberto Gil vai mandar, em 2014, ‘aquele abraço’ para seu conterrâneo João Gilberto, o criador da influente ‘batida diferente’ da Bossa Nova. O cantor e compositor baiano aprontou disco em que aborda somente repertório gravado por João. Gil — que andou tocando em shows seu choro de 1997 ‘Um abraço no João’, feito em alusão a ‘Um abraço no Bonfá’, tema gravado por João em 1960 — se juntou a músicos da cena contemporânea brasileira para fazer o CD. Moreno Veloso está envolvido na produção do disco, que vai ser lançado ano que vem.
No toque de seu violão ímpar e desses músicos contemporâneos, Gil celebra a obra de João com gravações de músicas como ‘Aos pés da cruz’ (Marino Pinto e Zé da Zilda), o samba-canção de 1942 que João regravou em 1959 no seu histórico primeiro LP, ‘Chega de saudade’.
Publicidade
O repertório inclui título seminal do cancioneiro do próprio Gil, ‘Eu vim da Bahia’, samba regravado por João no mesmo álbum de 1973 em que Gil pescou ‘Eu quero um samba’ (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa, 1945). O abraço de Gil em João deverá ser forte...
Gilberto Gil aborda repertório de João Gilberto em CD feito com MorenoDivulgação