Por tabata.uchoa
Thiaguinho%3A as seis músicas de ‘Mais e Mais’ antecedem um CD completo que sai em 2014André Schiliro / Divulgação

Rio - Thiaguinho tem muitos amigos. Um deles é o craque Neymar, que considera como um irmão. “Temos um lema juntos, que ele tatuou na perna: ‘ousadia e alegria’”, conta. E, na música, os brothers do pagodeiro são inúmeros: o parceiro Rodriguinho (agora de volta aos Travessos), o ex-colega de Exaltasamba Péricles e muitos outros. Vários deles vão estar entre os convidados da roda de samba que o cantor estreia hoje no Clube Monte Líbano, no Leblon, e que vai até o fim de fevereiro.

Na estreia, um time para lá de variado: o amigo Péricles, Preta Gil e Mr. Catra. “Pericão é meu ídolo, além de amigo. É um grande prazer cantar com ele, seja no palco ou fora dele”, derrete-se Thiaguinho.

Péricles devolve o elogio: “A nossa amizade e entendimento parece que vêm de outras vidas, pois conversamos apenas no olhar, resultado de muito entrosamento.” Preta e Catra também são seus grandes amigos — a filha de Gilberto Gil vai sempre a seus shows e mantém uma amizade com sua noiva, a atriz Fernanda Souza.

O repertório do show é definido na hora. “Vou pegar meu banjo e sair tocando”, garante o anfitrião. “Sei que haverá músicas do EP ‘Mais e Mais’, mas vai rolar também o que estiver na minha cabeça no momento”, conta. No evento, cuja temporada era para ter começado na segunda-feira passada (“precisamos adiar”, diz, sem dar mais detalhes), Thiaguinho atende também a pedidos da plateia. “Eu e os convidados nem planejamos ainda o que cada um vai cantar. Vai ser tudo no improviso.”

Thiaguinho é herdeiro da geração dos anos 90 do pagode — que vem sendo redescoberta a partir de regravações e de shows comemorativos. “Fui formado por essa galera e, quando quero relembrar algo, é por ali que eu vou!”, exclama o pagodeiro, prometendo recordar ao longo do projeto músicas de grupos como Só Pra Contrariar, Soweto, Raça Negra e outros.

O EP ‘Mais e Mais’, com seis músicas, é só um aperitivo dos próximos planos do cantor. “Sai um CD completo ainda este ano. Como estou sempre compondo, queria mostrar algumas novidades para a galera e soltei o EP”, explica. Em meio à extensa agenda de shows, Thiaguinho ainda trata da saúde — em agosto, foi diagnosticado com tuberculose pleural, após vários dias sentindo dor. “Já estou concluindo o tratamento”, relata.

Perto de completar 31 anos (em março), Thiaguinho se prepara, devagar, para oficializar a união com Fernanda Souza. “Vamos nos casar no início de 2015. Ainda falta um tempinho e estamos nos organizando”, conta o sambista. Ele também vai acompanhar a volta seu grande amigo, parceiro e produtor, Rodriguinho, aos Travessos. “Sempre quero estar por perto de tudo o que for relacionado a ele.”

Você pode gostar