Por daniela.lima

Rio - Nascido José Wilker de Almeida, o ator começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, sua cidade natal. Ao longo de quase 50 anos de carreira participou de mais de 40 filmes e mais de 30 novelas, além de minisséries e programas de TV. 


Seu primeiro filme, em 1965, foi "A Falecida", mas sua participação não foi creditada. Em 1979 estrelou "Bye Bye Brasil" e em 1985, no elenco de "O Homem da Capa Preta".

Entre as novelas merece destaque "Roque Santeiro" na qual deu vida ao personagem-título. Ao lado de Regina Duarte e Lima Duarte conquistou o público. Giovanni Improtta foi outro personagem que caiu nas graças do público na trama "Senhora do Destino", o sucesso foi tanto que ele acabou ganhando um filme só para ele em 2013. O ator também deu vida ao ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie "JK".

Em 2013, virou meme nas redes sociais por conta de seu personagem na segunda versão de "Gabriela". O Coronel Jesuíno soltava o bordão "Vou lhe usar" para dizer a esposa - interpretada por Maitê Proença - que
queria ter uma noite de amor. De 1997 a 2002, dirigiu episódios do humorístico "Sai de Baixo" chegando a atuar em um deles. 




Seu último personagem na TV foi o diretor do Hospital San Magno na novela "Amor à Vida", na trama ele era Herbert que se envolveu com o personagem de Eliane Giardine e com o de Carolina Kasting.

No cinema , o destaque vai para o personagem Tiradentes, no filme "Os Inconfidentes" (1972); Vadinho, do filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976); o político Tenório Cavalcanti do longa "O Homem da Capa Preta" (1986) e Antônio Conselheiro, do título "Guerra de Canudos" (1997). Relembre a seguir
alguns dos personagens mais marcantes de José Wilker. 




Você pode gostar