Por daniela.lima

Rio - Já são 12 anos da dobradinha exibição de filme em telão ao ar livre seguida de atração musical ou festa, e o Vivo Open Air não para de surpreender positivamente. Com shows antológicos em seu histórico — como a volta de Baby do Brasil a seu repertório de sucessos, em 2012, e o show da banda francesa Nouvelle Vague, em 2005 —, o evento começa hoje na Marina da Glória sua edição deste ano, que vai até 1º de junho, e tem uma aguardada atração: a banda escocesa The Jesus and Mary Chain.

Os irmãos William (E) e Jim Reid comandam o The Jesus and Mary Chain%2C da EscóciaDivulgação


Liderado pelos irmãos Jim Reid e William Reid, o grupo, formado em 1984, é considerado um dos principais expoentes da história do chamado indie rock, e é citado como influência por grupos como The Kills e The Horrors, entre muitos outros. “Acho ótimo quando os artistas mais novos dizem que nós fomos influência para eles”, diz o vocalista Jim Reid, em entrevista ao DIA.

Simpático, Jim não lembra a fama de difíceis dele e de seu irmão William (os únicos integrantes fixos do grupo, que teve formações diferentes), que chegavam a tocar de costas para o público. Tão difíceis que se separaram em 1999, só voltando a se reunir em 2007.

“Nunca vai ser fácil entre o meu irmão e eu. Mas hoje somos mais velhos, menos impulsivos. Além disso, por sermos irmãos, podemos brigar e fazer as pazes. Se não fôssemos irmãos, provavelmente iria ser pior”, acredita Jim.

As brigas e outras histórias vão estar na biografia ‘Barbed Wire Kisses’, de Zoë Howe, a ser lançada em breve. “Ainda não li, mas minha irmã leu, então as informações devem estar precisas. Mas me sinto lisonjeado de alguém querer contar a história da banda”, garante, surpreso ao saber que no Brasil não é permitida a publicação de biografias não autorizadas. “Acho isso errado, todo mundo deveria ser livre para escrever sobre qualquer assunto”, espanta-se Jim, revelando que em breve deve, ele próprio, escrever uma biografia. Mas como, se ele diz que o passado da banda foi mergulhado em álcool e drogas? “Sim, mas é claro que eu lembro. Não é assim... Pode haver um lapso ou outro, mas a maioria das coisas eu lembro.”

Uma dessas ‘viagens’, aliás, aconteceu justamente no Brasil. “Da primeira vez aí (em 1990), eu não me lembro muito, porque alguém nos deu um pacote de cocaína e tudo é meio confuso na minha cabeça. Da última (2008), lembro que tinha muita gente jovem na plateia”, conta Reid.

Ele elogia a paisagem carioca (“Quero andar na Praia de Copacabana”) e pretende esticar a estada até a Copa. “Não sou maníaco por futebol, mas gostaria de ficar mais um tempo e assistir a alguns jogos com a minha família”, diz.

PROGRAMAÇÃO

HOJE: ‘Storm Surfers’. Show: Rodrigo Santos.

AMANHÃ: ‘Flashdance’. Festa: Modinha.

SÁBADO: ‘Laranja Mecânica’. Festa: #Esbórnia.

DOMINGO: ‘Frozen — Uma Aventura Congelante’. Recreação infantil.

DIA 20/5: ‘Taxi Driver’ + ‘Touro Indomável’. Festa: Selvagem.

DIA 21/5: ‘Star Wars — Episódios IV e V’. Show: Autoramas & BNegão.

DIA 22/5: ‘O Lobo Atrás da Porta’. Show: Quinteto Nuclear.

DIA 23/5: ‘Grease — Nos Tempos da Brilhantina’. Festa: Rio Porque Tô no Rio.

DIA 24/5: ‘O Poderoso Chefão 2’. Festa: Coordenadas.

DIA 25/5: ‘Meu Malvado Favorito’. Recreação infantil.

DIA 27/5: ‘Exterminador do Futuro’. Show: The Jesus and Mary Chain.

DIA 28/5: ‘Star Wars — Episódio VI’. Show: Carlos Malta e Pife Muderno.

DIA 29/5: ‘O Homem de Ferro 3’. Show: Céu canta ‘Catch a Fire’, de Bob Marley.

DIA 30/5: ‘Dirty Dancing’. Festa: Manie Dansante.

DIA 31/5: ‘Trainspotting’. Festa: Do Leme ao Pontal.

DIA 1º/6 - ‘E.T. — O Extraterrestre’. Recreação Infantil.

Você pode gostar