Rio - Câmera na bola e olho no lance, porque o barato agora é diferente: as luzes se apagam para o espetáculo, e o gol ganha a forma de grande tela branca. A entrada é gratuita e a galera vibra na poltrona a cada cena do festival que celebra a relação empolgante entre futebol e cinema, dois programas que estão no coração do carioca. A 20 dias do início da Copa do Mundo, o Cinefoot — Festival de Cinema de Futebol está em campo exibindo 79 filmes, de hoje a terça-feira (27), em salas da Zona Sul — o Espaço Itaú de Cinema é a principal — à Zona Norte, como o Cine Manguinhos, na Biblioteca Parque, e o PontoCine, em Guadalupe.
“A relação da tela com a bola é forte desde os filmes do Canal 100, que marcaram o início da minha carreira. Na Itália, vi filmes de grandes craques e sentia falta disso no Brasil. Hoje há mais cinema sobre futebol por aqui. O festival é motivo de orgulho e satisfação”, diz o ex-craque Júnior, do Flamengo e da Seleção Brasileira. Ele será homenageado pelos seus 60 anos na segunda-feira, e vai comparecer ao Espaço Itaú, às 21h15, para a exibição do curta ‘O Sonho de Ser Camisa 10’, de Pedro von Krüger.
Se depender da produção nacional, o maestro Júnior pode sorrir: dos 38 filmes da mostra competitiva, 24 são brasileiros, número pela primeira vez superior ao de estrangeiros. “Nosso júri é o povo, que votará no local das sessões para eleger os melhores curta e longa. Os campeões ganharão a taça do festival”, explica Antonio Leal, diretor do evento.
A quinta edição do festival aproveita para homenagear os 100 anos da Seleção Brasileira, os 60 da camisa canarinho e os 20 da conquista do tetracampeonato mundial. O filme ‘Todos os Corações do Mundo’, que retrata a campanha da Seleção nos EUA, será exibido no domingo, às 21h, no Espaço, com a presença do diretor Murilo Salles.
Craques como Neymar e Ronaldo também vão dar a cara na tela grande, falando sobre o início de suas carreiras em campos de várzea de comunidades pobres, no documentário ‘Pelada, Futebol na Favela’. O longa é atração de hoje, às 17h, no mesmo local. O diretor Alex Miranda vai comparecer para falar do filme, que retrata com muita música o universo das peladas e o nascimento dos talentos brasileiros.
O curta ‘Gaúchos Canarinhos’, com exibição marcada para domingo, às 16h, em Manguinhos, conta a bela história de Aldyr Schlee, o criador da camisa amarela que veste a Seleção desde 1952. Aos 79 anos, Aldyr vai comparecer, com o diretor Renê Goya Filho, à sessão que encerra a festa na terça-feira, às 19h, no Espaço.
A mostra tem também o intuito de debater questões importantes, como as polêmicas que cercam o Mundial no Brasil. Está programada para segunda-feira, na Aliança Francesa de Botafogo, às 15h, uma mesa-redonda sobre os problemas sociais e de infraestrutura enfrentados pelo país. Participarão brasileiros como o jornalista e professor Alexandre Carauta, da PUC-Rio, e o sociólogo francês Patrick Mignon.
Durante a Copa do Mundo, entre os dias 10 de junho e 12 de julho, o Cinefoot promoverá um tour pelas 12 cidades-sede, exibindo filmes ao mesmo tempo em que as melhores seleções do mundo vão duelar em solo nacional. Bola e pipoca nunca estiveram tão juntas.
DESTAQUES DA ROGRAMAÇÃO
NO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA (Praia de Botafogo 316, Botafogo, tel.: 2559-8750), será exibido hoje, às 19h, o curta ‘A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano’, de Pedro von Krüger e Felipe Nepomuceno, história do Madureira em viagem pelo mundo. Amanhã, às 21h, destaque para o curta iraquiano ‘Bagdá Messi’, sobre o sonho de um menino amputado. E o longa ‘Democracia em Preto e Branco’, de Pedro Asbeg, com futebol nos tempos das ‘Diretas Já’. Domingo, às 19h, o filme ‘Dossiê 50, Comício a Favor dos Náufragos’, de Geneton Moraes Neto, fala sobre a famosa derrota para o Uruguai. Segunda, às 17h, estreia do alemão ‘Istambul United’, sobre manifestações na Turquia. Às 21h15, ‘Stoichkov’ é longa sobre a vida do maior craque da Bulgária.
O CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL — CCJF (Av. Rio Branco 241, Centro, tel.: 3261-2550) exibe hoje, às 18h, o alemão ‘Lições de um
Sonho’, sobre os primórdios do futebol.
NO CINE SANTA (Largo dos Guimarães 136, Santa Teresa, tel.: 2222-0203), a sessão de hoje, às 21h, destaca ‘Os Rebeldes do Futebol’, de Gilles Perez, onde o ex-craque francês Eric Cantona fala de jogadores polêmicos.
NA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS — Cine Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara 1184, Benfica, tel.: 2334-8915), o curta ‘Gaúchos Canarinhos’ é destaque de domingo, às 16h, com a história de Aldyr Schlee, o criador da camisa da Seleção Brasileira.
A FUNDIÇÃO PROGRESSO — Cineclube Digital (Rua dos Arcos 24, Lapa, tel.: 2220-5070) apresenta hoje, às 19h, o longa nacional ‘João’, de André Iki Siqueira e Beto Macedo, sobre João Saldanha.
NO PONTO CINE (Estrada Camboatá 2300, Guadalupe, tel.: 3106-9995), destacam-se hoje o curta ‘O Primeiro João’, animação premiada de André Castelão sobre crônicas citando a vida de Garrincha, às 9h.
NA ALIANÇA FRANCESA DE BOTAFOGO (Rua Muniz Barreto 730, tel.: 2539-4118), segunda-feira, às 15h, a mesa-redonda sobre as decepções populares com a Copa no Brasil traz especialistas como o jornalista e professor Alexandre Carauta, da PUC-Rio, e o sociólogo francês Patrick Mignon.
CINEMAS PARTICIPANTES
Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, nº 316, Botafogo)
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Cine Santa (Largo dos Guimarães, 136 – Santa Teresa)
Biblioteca Parque de Manguinhos | Cine Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica)
Fundição Progresso| Cineclube Digital (Rua dos Arcos, 24 – Lapa)
Ponto Cine (Estrada Camboatá, 2300 – Guadalupe)
Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo)
Aliança Francesa (Rua Andrade Neves, 315 - Tijuca)