Por daniela.lima

Rio - O Cinefoot Tour 2014, desdobramento do festival de cinema sobre futebol que passou por todas as cidades-sede do Mundial no Brasil, encerra sua programação no Rio. De amanhã até sábado, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vai receber 20 filmes de vários países: Brasil, França, Uruguai, Alemanha, Suíça, Portugal, Argentina, Bulgária e Espanha. 

‘Fla x Flu - 40 Minutos Antes do Nada’ reúne depoimentos de grandes craques do clássico e tordedoresDivulgação


As exibições são gratuitas. Antes, a etapa carioca passou pelo Centro Cultural Justiça Federal. A programação do CCBB, porém, foi montada especialmente para o espaço, assim como aconteceu em todas as cidades-sede. “Para cada lugar, construímos um roteiro diferente, com a cara da cidade”, explica o idealizador do Cinefoot, Antonio Leal.

Ao todo, serão sete sessões no CCBB. O destaque do primeiro dia é o longa francês ‘Looking for Rio’, de Emmanuel Besnard e Gilles Perez, em que o ex-craque Eric Cantona volta no tempo para visitar o futebol carioca. Para quinta, Leal destaca ‘Fla x Flu — 40 Minutos Antes do Nada’, de Renato Terra, por conta da morte do ex-craque do Fluminense, Assis, no fim de semana. “Este filme já estava programado, e Assis é um dos protagonistas. Certamente, será um momento emocionante”, ressalta ele.

“Fazer o festival passar por todas as cidades-sede da Copa foi uma oportunidade de circulação do cinema por lugares onde ele raramente chega, ainda mais com o tema futebol. Com isso aumentamos a possibilidade de acesso e, consequentemente, o interesse do público”, diz o idealizador do evento, que até agora já teve 18 mil espectadores. A programação completa pode ser conferida em www.cinefoot.org.

Você pode gostar