Sopas de baixo teor calórico mantêm a forma no inverno

A temperatura em baixa é uma ótima desculpa para descontrolar a balança, já que com o frio, o metabolismo fica muito mais acelerado que o normal

Por karilayn.areias

Morgane Martin toma sopa sempre que quer perder uns quilinhosJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

Rio - A temperatura em baixa é uma ótima desculpa para descontrolar a balança, já que com o frio, o metabolismo fica muito mais acelerado que o normal. “No inverno, as pessoas comem muito, e na maioria das vezes, apostam em doces, massas e bebidas mais calóricas. Aí não tem jeito, isso logo se reflete no peso”, explica a nutricionista Vitória Santos.

Para não sofrer e, de quebra, ficar quentinha, o segredo é apostar em sopas bem leves. “À noite, a melhor opção é um creme. Quando eu quero secar, sempre tomo sopa. É tiro e queda”, conta a atriz e modelo Morgane Martin. Aos 28 anos, a gaúcha malha três vezes por semana, corre e faz surfe para manter seus 52 quilos bem distribuídos em 1,70m de altura: “Eu como bem, mas minha última refeição é sempre algo leve.“Adoro sopa de abobrinha e de ervilha.”

E para aquelas que já abusaram das calorias e agora precisam correr atrás do prejuízo, a nutricionista Marcelle Saraiva explica que é permitido substituir o almoço por sopa, mas ela tem que ser completa. “Na hora do preparo, é sempre importante pensar nos grupos alimentares e variar entre proteínas (frango, carne magra, peixe), cereais ou tubérculos (macarrão integral, arroz integral, batata-doce, mandioca) e grãos (lentilha e feijão)”. Ela ainda aconselha: “Evite colocar queijos, creme de leite, carnes gordas e aquele velho acompanhamento: pãozinho de farinha branca. Eles são muito calóricos.”

ABÓBORA COM GENGIBRE (acelera o metabolismo)

4 cravos-da-índia
1 cebola média
Cheiro-verde
1 tomate picado sem pele e sem semente
1 colher de chá de gengibre cortado em lascas
1 colher de chá de sal
1 quilo de abóbora sem casca e sem semente
1 colher de chá de azeite de oliva
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
1 cabeça de alho

Modo de fazer:
Espete os cravos na cebola e coloque na panela junto com o cheiro-verde, tomate, gengibre, sal, abóbora e água. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Refogue o alho e coloque o creme na panela. Espere ferver. Retire do fogo e salpique cebolinha verde.

SOPA DE CENOURA

4 dentes de alho
3 cebolas picadas
Óleo ou azeite para refogar o alho e a cebola
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Cebolinha picada
5 cenouras picadas

Modo de fazer:
Refogue o alho e a cebola com uma colher de azeite. Doure levemente. Adicione a cenoura picada, o sal, pimenta, coloque água e deixe cozinhar em fogo brando por mais ou menos 20 minutos. Retire do cozimento. Depois de esfriar, coloque tudo no liquidificador, bata, coloque na tigela e adorne com cebolinha picada.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia