Por daniela.lima
A compositora Jocy de Oliveira selecionou as 112 cartas que considera mais relevantes para compor o livro Divulgação

Rio - Durante 40 anos, a pianista e compositora brasileira Jocy de Oliveira, que foi solista em duas ocasiões sob a batuta de Igor Stravinsky, trocou correspondências com alguns dos maiores músicos do século 20: além do próprio Stravinsky, Robert Craft, John Cage, Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Lukas Foss e Olivier Messiaen. Agora, parte do acervo pessoal de Jocy, que ultrapassa 300 correspondências, ganha as páginas do livro ‘Diálogo com Cartas’ (Sesi SP Editora, 450 págs., R$ 96), assinado pela própria pianista, que será lançado hoje no Oi Futuro Flamengo, com direito a intervenções musicais e instalação multimídia.

“Acho errado dizer que essas correspondências são pessoais. O conhecimento é patrimônio da humanidade. Estaria privando novas gerações de pesquisadores, estudiosos e demais interessados pela música do conhecimento de uma fatia da vida e da obra de quem está no livro”, ressalta a autora, que introduz e comenta as cartas, oferecendo um recorte da sua vivência artística e pessoal junto à obra e à vida dos compositores. O livro revela momentos históricos, musicais, pessoais e até tiradas de humor no cenário da música contemporânea. Ao todo, são 112 correspondências, que também foram digitalizadas e estão disponíveis na biblioteca da Universidade de Sorbonne, na França.

Logo mais, no evento de lançamento, marcado para as 19h30, além de uma instalação multimídia (com filmes e fotografias ligados aos acontecimentos descritos no livro), estão programadas intervenções ao vivo. Músicas dos expoentes que estão no livro e trechos de cartas escritas por eles serão interpretados por Gabriela Geluda (voz), Lucas Gouveia (ator), Paulo Passos (clarineta), Maria Carolina Cavalcanti (flauta) e Marcelo Carneiro (difusão e eletrônica ao vivo).

Você pode gostar