Por thiago.antunes

Rio - ‘O Millôr Fernandes (1923-2012) era o maior intelectual brasileiro: escritor, dramaturgo, cartunista, tradutor. Ele só não era bom em poesia. Acho que ele era inteligente demais para ser poeta!”, brinca o cartunista e colunista do DIA Jaguar. Homenageado da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Millôr já ressurge na estreia do evento, hoje às 19h. A primeira mesa de 2014 traz o próprio Jaguar relembrando o amigo ao ser entrevistado pelos humoristas Hubert e Reinaldo Figueiredo, ex-‘Casseta & Planeta’. Abrindo a noite, o crítico de arte Agnaldo Farias fala sobre o escritor.

Jaguar, 82 anos, aproveita a ocasião para relançar seu primeiro livro, de 1968. ‘Átila, Você é Bárbaro’ (Ed. Sesi-SP, R$ 56, 186 págs.) tem cartuns feitos por ele desde o começo da carreira, em 1952, e um prefácio de Paulo Mendes Campos “que é até melhor que o livro”, graceja.

Arte pop no cartum%3A Jaguar relança livro de estreia e vai à Festa Literária Internacional de Paraty Reprodução

“Eu nem queria ir na Flip, nunca fui. Lá vai ter só aqueles intelectuais chatos. O Reinaldo me disse que eu nem ia falar muito”, brinca. O fundador de ‘O Pasquim’ , crê que seu primeiro livro não envelheceu. “Lá eu falo de pop art, de psicanálise. São temas que estão aí. A charge é que envelhece. Daqui a 20 dias, ninguém sabe mais do que você está falando ali”. Orgulhando-se de “nunca tirar férias”, Jaguar revela que não gosta de desenhar. “Eu não sei fazer caricatura. Desenhei outro dia uma Dilma Rousseff que uso em todas as minhas charges. E quando preciso desenhar alguém copio dos meus colegas. É até uma homenagem, né?”.

A programação da festa pode ser acompanhada em www.flip.org.br. Em 2014, alguns destaques são autores como Gregório Duvivier e Antonio Prata, a fotógrafa Claudia Andujar, o cineasta Cacá Diegues e o compositor Edu Lobo.

Você pode gostar