Por daniela.lima

Rio - A arte que costuma colorir as ruas do mundo todo agora vai dar vida também às paredes da Caixa Cultural, no centro do Rio. A exposição ‘Street Art - Panorama Urbano’, que estreia sábado, traz à cidade grandes nomes da arte urbana do cenário internacional e nacional.

Arte do britânico Banksy%2C conhecido por suas críticas à sociedadeDivulgação


A mostra conta com criações inéditas dos franceses Jef Aerosol e Rero, dos italianos Pixel Pancho e a dupla StenLex, dos irmãos americanos HowNosm, dos portugueses MaisMenos e Vhil e dos brasileiros Herbert Baglione e Nunca, além de criações do famoso britânico Banksy. Algumas das obras foram criadas especialmente para essa mostra e juntam diferentes técnicas e estilos da street art, como colagens e estêncil.

A portuguesa Leonor Viegas, curadora da exposição, explica que muitos artistas se inspiraram na realidade brasileira para compor suas obras. “O francês Jef Aerosol, conhecido por retratar famosos, pintou os rostos de Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque e Seu Jorge. Já o Reno, que também é francês, quis falar sobre o voto obrigatório.Fez quatro cabines de voto instaladas na Carioca, e pede para que o público vote no que mais o incomoda no Brasil, em vez de votar em políticos. A partir da apuração dos votos ele vai criar uma obra para a galeria.”

Com mais de 30 obras, a exposição propõe um desafio: trazer um conceito de arte que pertence à rua para dentro de uma galeria. “Minha ideia foi mostrar como esses artistas fazem a transposição de sua arte para um museu. Alguns utilizam a mesma técnica, mas outros fazem um trabalho totalmente diferente, se adaptando a um novo espaço. O Vhils, que costuma fazer rostos picotados nas ruas, criou para o museu peças de ferro, madeira e trabalhou com a técnica de lambe-lambe” explica Leonor.

A ideia é viajar com a mostra pelo Brasil. Ela já esteve em São Paulo, em fevereiro, e agora desembarca no Rio, para, depois, seguir para Brasília. Além das criações na Caixa Cultural, alguns artistas vão realizar intervenções nas ruas. Jef Aerosol, MaisMenos, Rero e Herbert Baglione vão passear pelo Rio e deixar suas marcas .A exposição, que tem entrada franca, fica até dia 12 de outubro, na Galeria 4 da Caixa Cultural (tel.:(21) 3980-3815 ), de terça a domingo, das 10h às 21h.

Você pode gostar