Por daniela.lima

Rio - Ela nasceu na Itália, mas é brasileira de coração. Começou a trabalhar como modelo aos 20 anos, morou em Paris na década de 90, virou stylist e, anos depois, montou a sua própria grife de bijus, a Tarântula. Em 2006, Chiara Gadaleta Klajmic começou a questionar os rumos da moda e seus próprios passos. “Há oito anos, percebi que a moda não me representava mais. Comecei a estudar assuntos como descarte têxtil, impacto ambiental e trabalho escravo, e mudei o meu foco”, diz Chiara, que hoje é a consultora de moda e sustentabilidade mais badalada do país.

Chiara%2C que já foi modelo%2C é consultora de moda e sustentabilidadeDivulgação


Figura atuante em São Paulo, ela se prepara para uma semana carioca: vai participar, terça-feira, das 13h às 14h30, do Green Nation Fest, no Museu da República (o evento é gratuito, mas para participar é preciso se inscrever no site www.greennationfest.com.br), na Rua do Catete 153. Na quinta, traz para a Cidade Maravilhosa a primeira edição do Rio.Ecoera, no Studio 512 (Rua Jardim Botânico 512, entrada franca), das 14h às 20h. O Rio.Ecoera, inclusive, entrou para a agenda da ArtRio 2014, para a alegria de Chiara.

“Fico muito contente em poder participar de um evento de aderência como o Green Nation Fest, integrando sustentabilidade e moda. No Rio, a natureza impera. Talvez possamos inovar na cidade”, diz Chiara, que fará uma apresentação batizada de ‘Você Se Veste de Quê’: “Atualmente, eu, Chiara, uso roupa de brechó. Pego uma peça e vou transformando, reciclando, reaproveitando. Acredito que essa seja uma alternativa para quem deseja se vestir de maneira mais conectada.”

Já o evento Rio.Ecoera — versão carioca do SP.Ecoera, idealizado por Chiara e que já teve quatro edições em São Paulo — terá mesas-redondas, em que serão debatidos temas como ‘A Natureza Que Veste Um País’ e ‘Todo Lixo Tem Seu Glamour’, degustações e um desfile com 25 looks de cinco marcas sustentáveis (Maria Oiticica, Brechó Belchior, Gustavo Silvestre, Será o Benedito e Saissu).

Na ocasião, será lançado o projeto ‘À Moda do Vidigal’, em parceria com a Casa Geração Vidigal. “A moda é uma das plataformas que mais viralizam mensagens. Então, quero usar essa plataforma para viralizar boas mensagens”, observa Chiara, que pretende disseminar um princípio: “Só compro roupas e acessórios feitos no Brasil.” Falou e disse.

ROTEIRO LEGAL

BRECHÓ BELCHIOR
Seleção muito bacana
de peças vintage e seminovas (Rua Maria
Eugênia 123, Humaitá — Tel.: 99669-6976)

BRECHÓ FAST FASHION
Peças elegantes de marcas consagradas nacionais e internacionais (Rua Visconde de Pirajá 595/211, Ipanema — Tel.: 2512-1728)

MARIA OITICICA Biojoias. As bijus mais lindas e vindas diretamente da natureza (Shopping Leblon, loja 112-B — Tel.: 3875-8025)

SUCOS GREEN PEOPLE Saúde com sabor. Purificam e são maravilhosos (Avenida Ataulfo de Paiva 1.022-A, Leblon — Tel.: 2512-8760)

ZEREZES
Óculos com madeira de reaproveitamento. São muito estilosos e feitos
à mão (Rua Senador Pompeu 82, Centro — Tel.: 3883-5600)

Você pode gostar