Feiras de arte têm opções alternativas para compras e diversão

Eventos trazem moda, arte, gastronomia, música e oficinas

Por daniela.lima

Rio - Se você gosta de moda, gastronomia, arte e música, tudo junto num mesmo lugar, então prepare-se, pois o seu fim de semana será uma maratona. Hoje e amanhã acontecem a 24ª edição do Arte de Portas Abertas e a Edição Especial da Feira Largo das Artes, em Santa Teresa. Amanhã, também tem a nona edição do Cluster, em Botafogo e a quinta edição do Sambazar, em Laranjeiras. 

Carolina Herszenhut%2C organizadora do evento O Cluster (de preto%2C sentada) e a equipe da revista digitalMatheus Hidvegi


“Será um fim de semana para a família toda, pois há atrações para os adultos e para as crianças”, adianta Palmira Margarida, artesã perfumista que desenvolveu aromas naturais especiais para presentear o público do Sambazar.

Em comum, além da entrada franca, os quatro eventos oferecem de tudo um pouco, uma verdadeira salada multicultural. “É uma delícia conseguir reunir no mesmo espaço música boa, artesanato e ainda ter produtos de boa qualidade a preços justos”, diz Carolina Herszenhut, estilista e criadora do Cluster.

Além de expor os trabalhos de todos os artistas que já passaram pelo local, o evento comemora o lançamento da revista digital que leva o nome da feira, no ar desde o fim de agosto. “Eu queria que todos pudessem participar desse evento, mas, como o espaço é limitado, a revista foi criada para ser o nosso braço virtual. Ela recebe novidades todos os dias”, explica Carolina.

Fortalecendo os empresários independentes, o Sambazar abre espaço para quem quer fugir dos grandes centros comerciais. “Eu me formei em moda, morei um tempo em São Paulo e depois voltei para o Rio. Como consumidora, me assustei quando me deparei com esses preços altíssimos. Promover e produzir o Sambazar é para incentivar as marcas independentes. Pessoas que estão correndo por fora com sua peças originais”, conta a organizadora do evento Izabel Bellizzi, que acrescenta: “Enquanto termina uma atividade, começa outra. Tem as danças, o grupo de capoeira, as rodas de samba, as oficinas, que acolhem pessoas de todas as idades. É só chegar.”

Contando com gravuras, desenhos, pinturas, esculturas e outros trabalhos, o Arte de Portas Abertas quer aproximar o público dos artistas. “As pessoas poderão não só conhecer os autores das obras, como também acompanhar o processo de criação deles”, diz Ascensión Chanqués, uma das organizadoras. Paralelamente, a Feira Largo das Artes leva artes plásticas, artesanato e música para o Largo das Neves. 

ONDE E QUANDO

ARTE DE PORTAS ABERTAS. Participam 28 ateliês e 14 espaços culturais, entre outros locais, em Santa Teresa. Hoje e amanhã, das 10h às 18h.
O CLUSTER. Solar das Palmeiras. Rua das Palmeiras, 35, Botafogo (99856-9393). Amanhã, das 13h às 21h.

FEIRA LARGO DAS ARTES. Largo das Neves, Santa Teresa. Hoje e amanhã, das 11h às 18h.

SAMBAZAR. Amal — Associação do Moradores e Amigos de Laranjeiras. Rua Pinheiro Machado 31. Amanhã, das 13 às 21h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia