Por karilayn.areias

Rio - ‘Acultura dos fast foods está nas memórias das famílias. Minha mãe, quando tirava nota boa, era levada para comer um Big Mac, como se fosse um prêmio”, assusta-se o ‘minichef’ de cozinha Biel Baum, 12 anos, levantando a bandeira da alimentação saudável para crianças, com programas no YouTube, palestras e oficinas — como as que ele faz no dia 22 na escola de culinária Ateliê das Ideias, no Humaitá, para crianças e adolescentes. Lá, ele lança também seu livro ‘Diário para Jamie Oliver: Realizando Sonhos e Inventando Receitas — vol. 1’ (Ed. Magia de Ler, 100 págs., R$ 49,90), uma homenagem ao chef e apresentador inglês.

Biel Baum%3A programas no YouTube%2C oficinas e palestras para salvar as crianças da obesidade infantilDivulgação

Aos 8 anos de idade, já interessado em alimentação saudável, Gabriel Baum Bittencourt decidiu que não queria mais ir à escola. Além de desejar uma aprendizagem diferente, ele sofria bullying por preferir frutas à alimentação rápida. “Fui estudar como poderia cuidar melhor da educação dele”, recorda Sabrina Bittencourt, mãe de Biel, que criou em seguida o sistema de educação livre ‘Escola com Asas’, para o qual migrou também seus outros dois filhos, David e Raquel. A família de Biel tornou-se nômade, morando em vários lugares do mundo e do Brasil — na época da criação do projeto, viviam na Espanha. E o garoto adotou a missão de salvar crianças da obesidade. “É uma tarefa de formiguinha. As crianças podem adorar fazer uma oficina, mas o trabalho precisa continuar em casa, com os pais”, diz ele.

Biel (que, além de trabalhar, ama ler, cantar, assistir a filmes e jogar videogame) tem ídolos na cozinha, como sua bisavó Zulma e sua mãe. “É porque ela cozinhava tão mal quando eu era criança que me estimulou”, brinca. Mas o camisa 10 é mesmo o superchef Jamie Oliver. Quando Jamie veio ao Brasil assistir a jogos da Copa do Mundo, aproveitou para encontrar-se com Biel. Mas ao contrário, do carnívoro Jamie, Biel é vegetariano. “Nem conversamos sobre isso. Ser vegetariano ou não é uma decisão pessoal”, diz.

Ele também prefere farinha integral e alimentos orgânicos. “O Brasil está pior no uso de agrotóxicos. Tem políticas governamentais que permitem o veneno no nosso prato”, indigna-se. Nos programas que apresenta no YouTube (como o ‘Arte na Cozinha’), ensina a fazer receitas como risoto de quinoa e cupcake de frutas. “Tenho muito para aprender. Agora mesmo arrumei um mentor fera para conhecer receitas sem glúten. E sou louco pela culinária japonesa vegetariana”, anima-se Biel. Ele toca também o projeto ‘Imagine e Coma’, uma oficina que ele quer transformar em uma rede de lanchonetes itinerantes de orgânicos. “Cada criança vai poder preparar sua própria receita. Quero que meus clientes sejam associados, como numa comunidade”, afirma.


Crianças na cozinha, na TV e no YouTube

O Ateliê das Ideias, que abre portas para Biel, também é a locação do programa ‘Tem Criança na Cozinha’, que vai ao ar de segunda a sexta-feira no canal Gloob, às 12h45, apresentado por Luisa Giesteira (aluna do Ateliê), Luigi Montez e Eduardo Martins. “Atuamos fazendo consultoria e desenvolvimento de receitas. Além de oficinas, damos cursos completos de culinária”, conta Fabiana Figueiredo, sócia do Ateliê.

Luiza (E)%2C Luigi e Eduardo%3A a turminha do ‘Tem Criança na Cozinha’%2C exibido pelo canal GloobDivulgação

No YouTube, além de Biel, tem mais crianças ensinando a cozinhar. Pablo Peixoto, publicitário e apresentador do programa ‘Qu4trocoisas’ (Play TV), criou o ‘Cozinha da Luiza’, com sua filha de 5 anos. “Ela adora ajudar na cozinha e me pediu para brincar de fazer vídeos”, conta Pablo. Com o pai, Luiza já ensinou a fazer pizza e gelatina de frutas. “Além da culinária, a ideia é mostrar coisas que pais e filhos possam fazer juntos. Vou apresentar coisas do meu tempo para Luiza, como walkman, brinquedos ou videocassete, e mostrar a reação dela”, adianta.

Você pode gostar