Por daniela.lima

Rio - Fãs de Playmobil, separem um espaço na agenda. Começa hoje, no Museu Histórico Nacional, a exposição ‘40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos’, com mais de duas mil peças. Organizada por colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil, a mostra ocupa um espaço de 300 metros quadrados para passar a limpo as quatro décadas do popularíssimo bonequinho, com direito a homenagem de fotógrafos e artistas plásticos. 

Imagens do 4º Salão Playmoart. Fotografia do paulista Otávio VicentiniDivulgação


Já na entrada do museu, dois Playmobil gigantes, de 1,60m cada (os normais têm 7,5cm), prometem arrebatar os amantes do selfie. Adiante, a exposição está dividida em três módulos. O primeiro traz brinquedos antigos e raros e conta a história do Playmobil, desde o seu nascimento, em 1974, na Alemanha, até os dias atuais. Painéis gigantes mostram a evolução do brinquedo ao longo de quatro décadas no Brasil e no mundo. No segundo módulo, o público confere as últimas novidades da Europa, e dez maquetes recriam cenários clássicos, como o Velho Oeste e a conquista do espaço sideral.

O terceiro e último módulo recebe o 4º Salão Playmoart, que reúne trabalhos de fotógrafos e artistas plásticos, todos inspirados nos bonequinhos. Entre os artistas, Heberth Sobral, assistente do badalado Vik Muniz, e Lela Vianna Valério, com suas invervenções urbanas, como as ‘Cabeças Playmobil’. Na fotografia, trabalhos de Otávio Vicentini e Fernanda Araújo.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Praça Marechal Âncora s/nº (próximo à Praça Quinze), Centro (3299-0360). De ter a sex, das 10h às 17h30. Sáb, dom e feriado, das 14h às 18h. R$ 8 (ter a sáb) e R$ 4 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos). Grátis para crianças de até 5 anos, alunos e professores das escolas públicas, pessoas com mais de 65 anos. Grátis para todos aos domingos. Até 23 de novembro.

Você pode gostar