Rio - Era para ser apenas o desenho fofo de uma gatinha branca em uma carteira de moedas. Mas, quando a designer Yuko Shimizu criou a Hello Kitty para a empresa japonesa Sanrio, nem imaginava que naquele dia, 1º de novembro de 1974, estaria prestes a lançar uma febre mundial.
Recentemente, houve uma polêmica envolvendo a personagem. Alguns sites publicaram que a Hello Kitty seria uma menina, e não uma gata. Em resposta, a Sanrio explicou que ela é, sim, uma gata, só que com características humanas. “É a personificação de um gato”, disse um porta-voz da empresa na época.

Completando 40 anos neste sábado, a Hello Kitty está no auge e os números não negam. São 80 empresas licenciadas no Brasil com 2.500 tipos de produtos. No quesito preferência, 30% do que é criado é consumido por adolescentes e adultos. E opções não faltam. Nas lojinhas da Saara, no Centro do Rio, ou nas grandes marcas, de brinquedos a roupas, passando por sapatos e produtos de beleza, tudo que é ligado à gatinha faz sucesso. “A Hello Kitty é uma personagem com apelo pop. Ela se recusou a ficar apenas no universo infantil e conquistou adolescentes e adultos”, opina o stylist Lucas Magno.
Para a consultora de estilo Larissa Duarte, a Hello Kitty está acompanhando a onda bem-humorada da moda: “O mundo fashion está mais divertido. Isso ficou claro no desfile da grife Moschino, na Semana de Moda de Paris, inspirado na Barbie. Essas personagens marcam gerações.”
Com o armário abarrotado de camisetas, ursinhos, canetas, agendas e outros objetos da Hello Kitty, a jornalista Mariana Monteiro, 25 anos, garante: ninguém está imune ao charme da personagem. “Ela é toda estilosa, meiga e muito feminina. A gente se sente representada por ela”, elogia a fã, que já perdeu as contas de quanto já investiu em produtos da personagem. “Sempre que viajo, levo dinheiro só para gastar com a Hello Kitty.”
Não menos apaixonada, a estudante de engenharia Bianca Mansur, 28 anos, iniciou uma nova coleção inspirada na gatinha. “Meu desejo agora são as joias que a Swarovski fez com a Hello Kitty. As peças são incríveis.”
Ousada e fã da Hello Kitty desde criança, a professora de educação física Nina Ferrari guarda produtos desde criança. “Me deram uma pelúcia dela quando ainda era bebê. Guardo com o maior carinho. Gosto da Hello Kitty por conta desse universo delicado que a envolve. Ela é tão especial que encanta a todas as idades. Tanto que tenho 30 anos e a adoro.”