Por daniela.lima

Rio - Se você é fã dos pratos leves e saborosos criados pela chef e nutricionista Bela Gil, no programa ‘Bela Cozinha’, exibido no GNT, e perdeu algum episódio da primeira temporada, pode relaxar. Acaba de chegar às livrarias de todo o Brasil o livro ‘Bela Cozinha — As Receitas’ (Editora Globo Estilo, 176 págs., R$ 49,90). 

Apresentadora aparece com a filha Flor, de 6 anos, no cenário do programa ‘Bela Cozinha’, no GNTDivulgação


“Esse livro tem 50 pratos, alguns apresentados no programa e outros três inéditos. Além das informações de rendimento e tempo médio de preparo, o leitor encontrará ícones que sinalizam se a receita é vegana, vegetariana ou sem glúten”, explica Bela, que é filha do cantor Gilberto Gil. “Meu pai é minha maior influência. Adoro cozinhar por causa dele. Nosso paladar é muito parecido. Também cozinho para o meu marido (JP Demasi) e minha filha, Flor, de 6 anos. Meu marido comia ‘junkie food’ e hoje é vegetariano. Nem eu sou mais vegetariana, mas, quando como, procuro fazer isso de forma ambientalmente correta.”

Na obra, além do preparo de cada prato, Bela passa algumas informações preciosas, como o fato de a couve ter muitos antioxidantes e ajudar na desintoxicação do organismo e o feijão-fradinho ter ferro e cálcio, criando uma dieta rica em nutrientes naturais. De acordo com a chef, um dos intuitos do livro é mostrar que comida saudável pode ser gostosa, sim. “Acredito que todo tipo de comida feita em harmonia com a natureza tem seu valor e lugar na dieta. Critério, respeito e consciência são a chave para uma boa alimentação. E nós estamos vivendo a era saudável. Eu vejo que as pessoas estão procurando uma alimentação que traga qualidade de vida. elas estão se reeducando”, explica.

A apresentadora ainda acredita que seu programa tem inspirado muita gente a encarar o fogão de forma prazerosa. “Recebo e-mails de espectadores dizendo que não gostavam de cozinhar, mas que, agora, esse lado acabou nascendo. Sempre digo que, uma vez que a pessoa ganha consciência alimentar, ela pode fazer qualquer receita, porque sempre vai achar um jeito de adaptá-la à sua necessidade.”

Democrática, Bela Gil também arrumou um espacinho no livro para dar receitas de doces. “Eu gosto mais de pratos salgados, mas colocamos dicas de bolos com farinha integral, musse de chocolate com melado de cana e cookies integrais. E nada de usar açúcar refinado ou adoçantes. Essas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.” 

BATATA FRITA DO BEM

INGREDIENTES
1/2 de batata-baroa (poderoso antioxidante)
1/2 de batata-doce (purifica o sangue)Azeite de Oliva Extravirgem
1/2 copo de flocos de milho pré-cozidos
1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220°C e unte dois tabuleiros com azeite. Lave as batatas e corte em palitos sem descascar. Coloque numa bacia e misture com o azeite e depois com os flocos de milho até que todas as batatas estejam cobertas. Distribua as batatas nos tabuleiros em uma só camada. Salpique com sal, leve ao forno e asse por 40 minutos. 

Dica de Bela Gil para ter um prato mais leve

“Acho importante alertar sobre o consumo exagerado de carne, muito comum hoje em dia. Isso sempre me assustou. O brasileiro tem esse hábito de achar que o prato só está completo se tem um bom pedaço de carne. Eu fui vegetariana por um tempo. Quando a minha filha, Flor, tinha 3 anos, eu voltei a comer carne. No livro, e até mesmo no programa, eu tento mostrar que isso pode ser um detalhe. E as pessoas também precisam escolher melhor a carne que comem. De preferência, optar pelas mais leves.”

Você pode gostar