Por tabata.uchoa
Rio - Verde reflete esperança, laranja traz energia. Roxo simboliza transformação e amarelo garante o dinheirinho no bolso. Se para você saber os significados das cores é importante na hora de escolher o look para passar a virada do ano, então, fique atento, pois os tons dos sucos que compõem a sua mesa também podem dizer muito.
A nutricionista Vanessa Mayer com seus deliciosos sucosEstefan Radovicz / Agência O Dia

“As pessoas abusam de bebida alcoólica nas festas de fim de ano. No Réveillon, o ideal é mesclar um copo de cerveja ou espumante com um de água ou de suco. Se, na pior das hipóteses, isso não acontecer, então eu já indico colocar na primeira refeição do dia seguinte um suco verde detox. Ele vai ajudar a limpar o fígado”, recomenda a nutricionista Vanessa Mayer. Ela ainda lembra: “Mas não adianta tomar esse suco ao acordar e ingerir só comidas pesadas o dia inteiro. O ideal é voltar para a reeducação alimentar e esquecer os alimentos calóricos assim que o novo ano começar. O suco detox não faz nada sozinho. Tem que equilibrar a alimentação”.

Mas se você pretende pegar leve no Réveillon, já se preparando para arrasar no verão, então anote aí as bebidinhas que prometem não só matar a sede, como também hidratar, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, auxiliar no bronzeamento e garantir energia. “Uma bebida bacana é o suco de cacau com uva. O cacau é rico em polifenóis, que tem propriedades antioxidantes. Essas substâncias ajudam a diminuir a ação dos radicais livres no organismo, o que melhora o funcionamento do corpo como um todo. O cacau, por ser uma fonte de energia, também pode ser tomado antes do treino”, explica Vanessa.

E se o objetivo for ter uma ajudinha para conseguir o bronzeado perfeito, o suco indicado é o de tangerina com gengibre. “Além dessa bebida ser bastante refrescante, a tangerina é uma fruta rica em betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Por isso, ela ajuda na manutenção do bronze. Também é antioxidante e faz uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o envelhecimento da pele pela exposição ao sol.
Publicidade
” Adepta dos sucos com mais de uma fruta, Vanessa aconselha: é bom ter cuidado na hora de misturar esses alimentos. “Eu indico sempre colocar uma fruta mais pesada com uma mais leve, como por exemplo, misturar a banana com abacaxi e morango. Assim, você concentra vitaminas, fibras e minerais.”
Outra dica importante é coar o suco o mínimo possível. “Eu sei que tem algumas bebidas que são difíceis de serem tomadas sem coar. Ficam muito grossas, parecendo uma vitamina. Mas aquelas que podem sem tomadas do jeito que saem do liquidificador, devem ser ingeridas dessa maneira. Quando você coa demais o suco, toda a fibra, responsável por auxiliar no bom funcionamento do intestino, se perde”, diz ela, que ainda aconselha: “Quando for fazer o suco, principalmente o detox, prefira os alimentos orgânicos. O resultado será bem melhor.”
Publicidade
FICA A DICA
EVITE o consumo de álcool em excesso. Quando beber, intercale com copos de água e de suco.
Publicidade
EVITE o consumo de álcool de estômago vazio.
NÃO ESQUEÇA de beber bastante água.
Publicidade
SE A RESSACA estiver forte, opte por sucos que tenham gengibre. Poderoso antioxidante e anticoagulante, ele ajuda e muito na digestão.
EVITE consumir alimentos fritos. Eles têm gordura e sódio e ajudam a reter líquido.
Publicidade
NÃO COMA alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são ricos em açúcar.
CARNES mais pesadas podem ser substituídas pelas mais leves.
Publicidade
ACRESCENTE frutas ao seu cardápio.