Álbum 'Teletema' traz músicas que ainda estão no ar e na memória

Inspirada por livro sobre trilhas de novela, coletânea 'Teletema' rebobina hits marcantes da TV

Por daniela.lima

Djavan está no CD ‘Teletema’ com a gravação de ‘Alegre menina’%2C feita em 1975 para a novela ‘Gabriela’Leo Aversa/ Divulgação

Rio - Músicas que fizeram sucesso em trilhas de novelas geralmente continuam na memória popular quando a trama sai do ar. A coletânea ‘Teletema’, inspirada pelo livro homônimo em que Guilherme Bryan e Vincent Villari fizeram sedutor histórico das trilhas de novelas, reúne algumas dessas músicas.

Por mais que as gravações não sejam raras, o fator de sedução da compilação é a qualidade da masterização feita por Júlio Carneiro. ‘Teletema’, música de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo gravada por Regininha para a novela ‘Véu de noiva’ em 1969, nunca foi ouvida em CD com tanta qualidade técnica.

SAMBA DE PAULINHO DA VIOLA

A seleção, feita pelos autores do livro de 2014 com Marcel Klemm, é primorosa porque traz músicas associadas às novelas que as propagaram. É difícil ouvir o samba ‘Pecado capital’, na gravação original de seu compositor Paulinho da Viola, sem pensar na novela homônima escrita por Janete Clair em 1975, ano em que o então iniciante Djavan gravou ‘Alegre menina’ (Dori Caymmi e Jorge Amado) para a trilha sonora da novela ‘Gabriela’.

O encarte do CD ‘Teletema’ valoriza a coletânea. Vincent Villari escreveu textos para cada uma das 17 músicas da compilação. Até ouvintes pouco familiarizados com o universo das novelas saberá que o samba-funk ‘Jazz potatoes’, raridade da discografia de Jorge Ben Jor, foi gravado para a novela ‘A volta de Beto Rockfeller’, exibida em 1973 pela TV Tupi.

O CD rebobina temas (de fato) antológicos das novelas ‘Anjo mau’ (‘Meu mundo e nada mais’, com Guilherme Arantes), ‘Água viva’ (‘Menino do Rio’, na voz de Baby do Brasil), ‘Roda de fogo’ (o hit de Rosana ‘O amor e o poder’) e ‘Vale tudo’ (o rock-samba ‘Brasil’, composto por Cazuza e gravado por Gal Costa).

Merece menção a original versão instrumental do bolero ‘Anos dourados’, feito por Tom Jobim (1927 - 1994) para a trilha da série de 1986. Quase todos os 17 teletemas agrupados na coletânea são campeões de audiência.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia